MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Nova variante DeltaCron, da Covid19, vai exigir dose extra? Especialistas comentam

Muitos brasileiros têm se preocupado com a chegada da nova variante DeltaCron, da Covid-19 no país; será necessário uma dose extra da vacina? Entenda

Nova variante DeltaCron tem dois casos confirmados no Brasil nesta terça-feira (15)
Nova variante DeltaCron tem dois casos confirmados no Brasil nesta terça-feira (15) - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 15/03/2022, às 20h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a chegada da nova variante DeltaCron, da Covid-19 muitos brasileiros têm se preocupado com os novos da pandemia do vírus no país. Além disso, ela chega no momento em que diversos estados já liberaram ou decidiram por ser facultativo o uso de máscara em locais públicos. 

Nesta terça-feira (15) o Ministério da Saúde do Brasil confirmou os dois primeiros diagnosticados no país com a nova variação do vírus. Durante uma conversa com jornalistas, Queiroga afirmou que a nova versão do coronavírus foi detectada em dois pacientes:  um no Pará e outro no Amapá

"Essa é uma variante de importância, que requer monitoramento. As variantes são classificadas como variantes de importância e de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira", disse Queiroga.

Nova variante vai exigir dose extra? Entenda 

A nova cepa da covid é composta por duas variantes anteriores, a delta e ômicron, além de ser composta por genes de ambas, o que transforma o vírus em recombinante. Os primeiros casos foram confirmados na França em janeiro de 2022. 

Logo após, também foi detectado na Bélgica, na Alemanha, na Dinamarca e na Holanda, segundo a plataforma on-line Gisaid, onde os cientistas do mundo compartilham as sequências genéticas do vírus. Agora, tem aparecido recentemente nos Estados Unidos e no Brasil. 

Especialistas comentam DeltaCron

Até o momento, não há informações consistentes em relação à nova variante DeltaCron, especialistas pedem cautela. No Twitter, o cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, escreveu que “é preciso esperar por experimentos para determinar as propriedades desse vírus. Importância do sequenciamento, análise e compartilhamento rápido de dados ao lidarmos com essa pandemia.”

As autoridades em saúde pública tanto no Brasil quanto internacionais têm pedido ponderação e calma em relação ao aparecimento da nova variante. O ministro Queiroga, ao anunciar a descoberta dos dois primeiros casos no país, tentou "tranquilizar a população brasileira" e ainda afirmou que a detecção da DeltaCron é "fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil".

A líder técnica de Covid-19 da OMS, Van Kerkhove, em entrevista recente pontuou que até o momento "não foram observadas mudanças epidemiológicas ou na severidade da doença relacionadas a essa variante"

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.