A partir desta terça-feira, 8 de março, cariocas não precisam mais usar máscara contra Covid-19 em locais abertos ou fechados, seja em estabelecimento público ou privado
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/03/2022, às 16h24
O uso de máscara contra Covid-19 não será mais obrigatório na cidade do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira, 8 de março de 2022. Moradores e turistas em visita à cidade maravilhosa podem circular em locais abertos e também nos fechados sem o item no rosto. A iniciativa partiu de recomendação do Comitê Científico da prefeitura, em reunião realizada na manhã de hoje (7).
A decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no início desta tarde. "Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba também o passaporte da vacinação", ressaltou Paes em publicação feita em sua rede social. Confira:
Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação. pic.twitter.com/T2ncXcjfG5
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 7, 2022
O item de proteção não era exigido no Rio em locais abertos desde outubro de 2021, mas a população ainda se divide, com boa parte mantendo o hábito nas ruas. A novidade, portanto, recai sobre a flexibilização do uso de máscara contra Covid-19 em espaço fechado. A liberação vale para a entrada e a permanência em estabelecimentos públicos e privados. Conforme decreto divulgado pelo chefe do executivo municipal, fica desobrigado o uso até mesmo dentro de transportes públicos.
A medida foi tomada após o governador Cláudio Castro suspender o uso de máscara contra a Covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro. Contudo, a decisão final em deixar de cobrar o item de proteção em seus territórios fica a critério de cada prefeitura. As melhoras sucessivas no cenário epidemiológico da doença no estado permitem o fim da obrigatoriedade, segundo o governo estadual.
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM:
+Precisa do certificado de vacinação para viagem? Veja como emitir no Poupatempo
+Trabalhador não precisa de atestado médico para afastamento por Covid-19
+Infecção por Covid-19 no trabalho é acidente de trabalho? Entenda
O Estado do RJ vai fornecer as informações do Mapa de Risco de transmissão do novo coronavírus para ajudar na avaliação dos municípios quanto à manuteção ou não da exigência do uso de máscara contra Covid-19 em suas circunscrições. Confira abaixo a classificação do risco de transmissão da doença, conforme o último mapa, divulgado em 4 de março:
A cidade de Duque de Caxias, por meio do Decreto 8.140, publicado na sexta-feira (4), seguiu a orientação estadual e também desobrigou o uso de máscara facial no período da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do município. A norma não se aplica “nas hipóteses em que a pessoa se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão”.
Em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso do item de proteção cotra a Covid-19 em ambientes fechados. São Gonçalo registra queda nos índices epidemiológicos, mas a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil orienta que sejam mantidas as medidas sanitárias para evitar o contágio, como evitar aglomerações, respeitar o distanciamento, lavar as mãos e usar máscara.
As demais prefeituras ainda analisam se vão deixar de exigir o uso de máscara.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.