MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prefeitura do Rio de Janeiro desobriga uso de máscara contra Covid-19

A partir desta terça-feira, 8 de março, cariocas não precisam mais usar máscara contra Covid-19 em locais abertos ou fechados, seja em estabelecimento público ou privado

Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, visto do alto
Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, visto do alto - Divulgação

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/03/2022, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O uso de máscara contra Covid-19 não será mais obrigatório na cidade do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira, 8 de março de 2022. Moradores e turistas em visita à cidade maravilhosa podem circular em locais abertos e também nos fechados sem o item no rosto. A iniciativa partiu de recomendação do Comitê Científico da prefeitura, em reunião realizada na manhã de hoje (7).

A decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no início desta tarde. "Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba também o passaporte da vacinação", ressaltou Paes em publicação feita em sua rede social. Confira:

O item de proteção não era exigido no Rio em locais abertos desde outubro de 2021, mas a população ainda se divide, com boa parte mantendo o hábito nas ruas. A novidade, portanto, recai sobre a flexibilização do uso de máscara contra Covid-19 em espaço fechado. A liberação vale para a entrada e a permanência em estabelecimentos públicos e privados. Conforme decreto divulgado pelo chefe do executivo municipal, fica desobrigado o uso até mesmo dentro de transportes públicos.

A medida foi tomada após o governador Cláudio Castro suspender o uso de máscara contra a Covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro. Contudo, a decisão final em deixar de cobrar o item de proteção em seus territórios fica a critério de cada prefeitura. As melhoras sucessivas no cenário epidemiológico da doença no estado permitem o fim da obrigatoriedade, segundo o governo estadual.

LEIA TAMBÉM:
+Precisa do certificado de vacinação para viagem? Veja como emitir no Poupatempo
+Trabalhador não precisa de atestado médico para afastamento por Covid-19
+Infecção por Covid-19 no trabalho é acidente de trabalho? Entenda

Covid-19: cenário no Rio de Janeiro

O Estado do RJ vai fornecer as informações do Mapa de Risco de transmissão do novo coronavírus para ajudar na avaliação dos municípios quanto à manuteção ou não da exigência do uso de máscara contra Covid-19 em suas circunscrições. Confira abaixo a classificação do risco de transmissão da doença, conforme o último mapa, divulgado em 4 de março:

  • Risco alto (vermelho): Varre-Sai, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira e Itaocara;
  • Risco médio (laranja): regiões noroeste e centro sul fluminense (Porciúncula, Cambuci, Italva, Aperibe e Três Rio);
  • Risco baixo (amarelo): demais 72 municípios, incluindo a capital; e
  • Risco muito baixo (verde): região metropolitana II (Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito).

Decisão de outros municípios fluminenses

A cidade de Duque de Caxias, por meio do Decreto 8.140, publicado na sexta-feira (4), seguiu a orientação estadual e também desobrigou o uso de máscara facial no período da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do município. A norma não se aplica “nas hipóteses em que a pessoa se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão”.

Em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso do item de proteção cotra a Covid-19 em ambientes fechados. São Gonçalo registra queda nos índices epidemiológicos, mas a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil orienta que sejam mantidas as medidas sanitárias para evitar o contágio, como evitar aglomerações, respeitar o distanciamento, lavar as mãos e usar máscara.

As demais prefeituras ainda analisam se vão deixar de exigir o uso de máscara.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.