Todos os Estados do país passarão a emitir o novo RG a partir do mês de março; veja o que muda e como emitir Carteira de Identidade Nacional
A partir de 6 de março, o novo RG, que passou a ser chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), passará a ser emitido em todos os Estados do país. O documento está sendo disponibilizado em nova versão desde o ano passado, em algumas unidades da federação.
O documento vem acompanhado de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone, irá permitir validação eletrônica, além da possibilidade de saber se o documento de identificação foi furtado ou extraviado.
+ Mega-Sena: ninguém as seis dezenas e prêmio acumula; Veja valor
O documento unificado digital possui diversas vantagens. Confira algumas delas:
LEIA TAMBÉM
Vale destacar que todas as informações extras são facultativas. Desse modo, cabe ao cidadão decidir por incluir ou não os registros complementares.
O novo documento também conta com novos prazos, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos. Já de 12 a 60 anos incompletos, o prazo é de 10 anos e a partir dos 60 anos, o documento passa a ter validade indeterminada.
O documento foi lançado durante governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, o Ministério da Economia afirmou que o novo RG seria emitido apenas para brasileiros com informações atualizadas no CPF.
Neste caso, "quem não tem ou tem dados cadastrais incorretos poderá utilizar o canal de atendimento remoto da Receita Federal para resolver a situação", informou a pasta. Atualmente, nem todos os estados emitem o novo documento.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.