MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Novo RG: prazo estados iniciarem a emissão termina hoje

Prazo para que os estados iniciem a emissão do novo RG, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina nesta quinta-feira (11); Saiba os detalhes

Novo modelo do documento de identificação do Brasil
Novo modelo do documento de identificação do Brasil - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/01/2024, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo para os estados iniciarem a emissão do novo RG, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina nesta quinta-feira (11). A partir de agora, todos os brasileiros poderão solicitar o documento nos órgãos de identificação de seus respectivos estados.

A CIN é um documento mais moderno e seguro que o RG tradicional. Ela adota o número do CPF como identificação única do cidadão, o que facilita a integração de dados entre os órgãos públicos e privados. Além disso, a CIN possui um QR Code que permite a verificação da autenticidade do documento.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Primeira via gratuita

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada por qualquer cidadão, inclusive crianças e adolescentes. A validade do documento varia de acordo com a idade: cinco anos para menores de 11 anos, dez anos para pessoas de 12 a 59 anos e indeterminada para maiores de 60 anos.

Para solicitar a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento original ou cópia autenticada. Em caso de dúvida, o órgão expedidor poderá solicitar outros documentos, como a carteira de identidade antiga, a carteira de trabalho ou o passaporte.

+ Desempregados poderão contribuir para a Previdência com apenas 5% do seguro-desemprego

Segundo Esther Dweck, Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a recém-criada Carteira de Identidade Nacional (CIN) desempenhará um papel crucial na melhoria dos serviços públicos oferecidos pelo governo. 

Ela destaca à Agência Brasil, que a versão digital da CIN, equipada com um QR Code, não apenas fornecerá acesso às informações dos cidadãos, mas também permitirá a integração com outros documentos, como a carteira de motorista digital. A ministra vislumbra um futuro em que diversos documentos estarão concentrados na plataforma GOV.BR.

Veja estados que já emitem 

Atualmente, a emissão da nova carteira de identidade já ocorre nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.