MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Paralisação no Banco Central atrasa divulgação do Relatório de Poupança de Junho

Relatório de Poupança é divulgado mensalmente pelo Banco Central e analisa a diferença entre os depósitos e saques na modalidade de investimento

Relatório de Poupança é divulgado mensalmente pelo Banco Central
Relatório de Poupança é divulgado mensalmente pelo Banco Central - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 22h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Relatório de Poupança do Banco Central, previsto para ser divulgado nesta quinta-feira (6), teve seu adiamento devido à operação padrão dos servidores do órgão. O documento agora será apresentado na sexta-feira (7), às 9h.

Conforme o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a categoria realizou uma paralisação de duas horas na tarde de hoje, das 14h30 às 16h30, e fará outra parada no mesmo horário amanhã. Além disso, os servidores estão operando de forma mais lenta, adotando uma operação padrão.

+++ Reforma Tributária pode alavancar crescimento do país; aponta Ipea

Relatório de Poupança é divulgado mensalmente pelo Banco Central

As reivindicações dos servidores do Banco Central incluem a reestruturação da carreira e a criação de um bônus de produtividade similar ao dos auditores da Receita Federal. Eles também buscam isonomia entre os economistas e os procuradores, destacando que os procuradores recebem uma remuneração final mais alta devido à incorporação de honorários advocatícios.

O Relatório de Poupança é divulgado mensalmente pelo Banco Central e analisa a diferença entre os depósitos e saques na modalidade de investimento mais tradicional dos brasileiros. Até maio, conforme os dados mais recentes disponíveis, os saques superaram os depósitos em R$ 69,23 bilhões, registrando um recorde de retirada líquida para o período.

O que é o Relatório de Poupança do Banco Central? 

No Relatório de Poupança, são apresentados dados sobre o saldo total da poupança, o volume de depósitos e saques realizados, além da variação líquida entre esses valores. Essas informações permitem uma avaliação do comportamento dos investidores em relação à poupança, bem como oferecem indicativos sobre a situação econômica e o nível de confiança dos consumidores.

Esses dados são relevantes tanto para o próprio Banco Central quanto para o mercado financeiro e os agentes econômicos, pois fornecem percepções sobre a demanda por crédito e a poupança acumulada pela população. O Relatório de Poupança é uma ferramenta importante para o acompanhamento da saúde financeira do país e auxilia na tomada de decisões econômicas e políticas relacionadas ao setor

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.