Preço do ovo de Páscoa deve subir 15% em 2023, aponta pesquisa da FGV - Saiba os motivos e como economizar.
Se o churrasco está mais barato em 2023, não se pode dizer o mesmo para os ovos de chocolate da Páscoa. Pelo menos é o que revela uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a instituição, os preços devem ficar 15% mais caro neste ano, três vezes acima da inflação oficial de fevereiro, no acumulado em 12 meses, que ficou em 5,06%.
Os principais fatores que contribuíram para o aumento do preço dos ovos de Páscoa são o leite e o cacau, que foram dois dos itens que mais apresentaram aumento nos últimos meses.
+Loterias quase R$ 60 milhões em prêmios acumulado com destaque para +Milionária e Mega-Sena
“São pequenos produtores, é uma planta ainda que podemos, não foi devidamente domesticada, o processo de amadurecimento dos frutos é heterogêneo, são todas as coisas que dificultam aumento de produtividade na Cultura cacaueira. Junto com isso, chocolate não é apenas cacau, vamos pensar no leite e o leite também tá operando com preço em Patamares elevados junto ao consumidor”, explica Felippe Serigati, economista da FGV.
LEIA TAMBÉM
Apesar do aumento dos preços, Serigati aponta que, independente do formato, a preferência por chocolate é grande e que a demanda por esse produto continuará existindo, mesmo que o ovo de Páscoa sofra variações no seu tamanho ou até mesmo seja substituído por outros tipos de chocolate.
Com a alta dos preços, muitas pessoas questionam por que os ovos de Páscoa são mais caros do que as barras ou caixas de chocolate. A resposta está no processo de produção, que envolve mais trabalho manual e embalagens mais elaboradas.
+Proposta de 9% de reajuste salarial é apresentada pelo governo aos servidores públicos
Dessa forma, uma alternativa para economizar na Páscoa é fazer ovos de chocolate em casa. Algumas famílias preferem comprar os ingredientes e os materiais necessários para preparar os ovos de Páscoa em casa.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.