MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Páscoa mais cara? FGV prevê aumento de até 15% nos preços dos ovos de chocolate

Preço do ovo de Páscoa deve subir 15% em 2023, aponta pesquisa da FGV - Saiba os motivos e como economizar.

Páscoa mais cara? FGV prevê aumento de até 15% nos preços dos ovos de chocolate
Pixabay
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/03/2023, às 17h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se o churrasco está mais barato em 2023, não se pode dizer o mesmo para os ovos de chocolate da Páscoa. Pelo menos é o que revela uma pesquisa  da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a instituição, os preços devem ficar 15% mais caro neste ano, três vezes acima da inflação oficial de fevereiro, no acumulado em 12 meses, que ficou em 5,06%. 

Os principais fatores que contribuíram para o aumento do preço dos ovos de Páscoa são o leite e o cacau, que foram dois dos itens que mais apresentaram aumento nos últimos meses.

+Loterias quase R$ 60 milhões em prêmios acumulado com destaque para +Milionária e Mega-Sena

São pequenos produtores, é uma planta ainda que podemos, não foi devidamente domesticada, o processo de amadurecimento dos frutos é heterogêneo, são todas as coisas que dificultam aumento de produtividade na Cultura cacaueira. Junto com isso, chocolate não é apenas cacau, vamos pensar no leite e o leite também tá operando com preço em Patamares elevados junto ao consumidor”, explica Felippe Serigati, economista da FGV.

Apesar do aumento dos preços, Serigati aponta que, independente do formato, a preferência por chocolate é grande e que a demanda por esse produto continuará existindo, mesmo que o ovo de Páscoa sofra variações no seu tamanho ou até mesmo seja substituído por outros tipos de chocolate.

Com a alta dos preços, muitas pessoas questionam por que os ovos de Páscoa são mais caros do que as barras ou caixas de chocolate. A resposta está no processo de produção, que envolve mais trabalho manual e embalagens mais elaboradas.

+Proposta de 9% de reajuste salarial é apresentada pelo governo aos servidores públicos

Dessa forma, uma alternativa para economizar na Páscoa é fazer ovos de chocolate em casa. Algumas famílias preferem comprar os ingredientes e os materiais necessários para preparar os ovos de Páscoa em casa.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.