MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Passo a passo! Saiba como deduzir planos de saúde e educação do Imposto de Renda

Alguns gastos, como educação e saúde, do nosso cotidiano podem ser deduzidos no Imposto de Renda. Com isso, o contribuinte pode pagar um valor menor na tributação

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/04/2022, às 09h11

None
Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Preencher o Imposto de Renda é uma tarefa árdua e que exige bastante atenção do contribuinte. Quem não é contador e não está habituado com o IR, tem algumas dificuldades para elaborar o documento, pois há diversas dicas para pagar menos imposto. Em muitos casos, as pessoas não sabem que podem ter este benefício. 

Dessa forma, alguns gastos feitos no nosso cotidiano podem ser descontados na soma do seu Imposto de Renda. Esses abatimentos são conhecidos como deduções do IR. 

As deduções, quando são preenchidas de forma correta, ajudam o contribuinte a receber uma restituição maior do Imposto de Renda ou você consegue ter uma redução do IR. Logo, esses gastos podem ser abatidos na base de cálculo do IR.

+Imposto de Renda 2022: aprenda em 3 minutos a realizar sua própria declaração

O que é dedução do Imposto de Renda?

Antes de aprofundar e apresentar o passo a passo para a dedução do Imposto de Renda é necessário apresentar o conceito. Em linhas gerais, as deduções são gastos do cidadão ao longo do ano-calendário que podem ser abatidos no valor final do Imposto de Renda em 2022. Por exemplo, os gastos em saúde e educação para dependentes ou até para si mesmo podem deduzidos. 

Assim, os gastos dedutíveis diminuem a base de cálculo do IR e, consequentemente, reduzem o valor total sobre o qual será aplicada a alíquota do Imposto de Renda. 

Em virtude disso, os gastos dedutíveis têm o objetivo de diminuir consideravelmente a base de cálculo do IR. 

Quais são as deduções do Imposto de Renda em 2022?

Veja abaixo uma lista com os principais gastos dedutíveis do Imposto de Renda para 2022:

Despesas com Dependentes

Companheiros, pais e filhos, são alguns exemplos que podem ser incluídos como dependentes no Imposto de Renda e garantem uma dedução de até R$ 2.275,08 na base de cálculo.

Doações 

Doações federais, estaduais ou municipais, o contribuinte pode direcionar até 6% do imposto devido para estes fundos. 

+Veja como fazer o download do programa do Imposto de Renda 2022

Gastos com Educação  

As despesas com educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação superior, pós-graduação, mestrado, doutorado, especialização e ensino técnico e tecnológico podem ser deduzidos do IR. 

O limite de abatimento para esta categoria é de R$ 3.561,50. Logo, o contribuinte não pode abater além deste valor, os gastos só podem ser do declarante e de seus dependentes.

Gastos com Saúde

Todos os gastos vinculados a planos de saúde, consultas, internações, psicólogos, dentistas (menos clareamento dental), fisioterapia, exames, próteses e gastos com cadeira de rodas, sejam seus ou dos seus dependentes podem ser incluídos.

Nessa categoria de dedução não há um limite de dedução. Assim, no cálculo do Imposto de Renda, estas despesas são deduzidas integralmente.

Pensão alimentícia

O valor de pensão pago é dedutível só se isso for estabelecido em decisão judicial, e somente o valor determinado.

Quem recebe a pensão deve declarar o valor, a declaração deve ser feita pelo titular ou pelo dependente como “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”.

Após você preencher a sua declaração e deduções do IR 2022, a Receita analisará as informações inseridas, para verificar se será necessária uma restituição.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.