MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Perdeu a carteira de trabalho? Veja como resgatar dados do documento

Cidadãos que perderam a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) podem ter acesso ao documento; Veja o passo a passo para resgatar dados

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/03/2022, às 20h58

Veja como resgatar dados da carteira de trabalho
Veja como resgatar dados da carteira de trabalho - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Na ausência de outros documentos, a carteira de trabalho pode ser utilizada para comprovações. É no documento que é registrado toda a vida profissional do cidadão no mercado de trabalho. Além de que, é pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que recebemos benefícios por tempo de trabalho. Perdeu a carteira de trabalho? Confira como resgatar dados do documento. 

Os trabalhadores que perderam a CTPS e precisam do número do documento com urgência, tem uma alternativa para descobrir o registro para receber benefícios, como PIS, FGTS, seguro-desemprego, auxílio doença, salário-família, dentre outros. 

Veja como resgatar dados da carteira de trabalho 

Para ter acesso aos números da CTPS 100% digital, o trabalhador precisa seguir o passo a passo. O Serasa elencou todo o procedimento para realizar a consulta:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Número do NIS;
  • Nome completo da mãe.

No caso daqueles que não sabem o número do NIS, o PIS e NIS possuem o mesmo número e você descobre o número de um descobre o outro. Confira passo a passo para descobrir o número da carteira de trabalho:

  • Necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal;
  • Inserir o número do NIS e a senha solicitada;
  • No caso daqueles que não tem uma senha, clique em cadastrar senha e siga os passos. É necessário ter a senha do Cartão Cidadão, não tendo o cartão, você precisa do número do Título de Eleitor;
  • Após esse passo, volte e faça o login;
  • Clique em “Extrato Completo” na aba do FGTS;
  • Ao clicar, o usuário verá o número da carteira de trabalho e outros dados. 

Confira vídeo: 

Saiba como ter acesso a carteira de trabalho digital 

Para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital, o cidadão necessita seguir alguns passos. No documento, assim como no formato físico, fica registrada toda a vida laboral do trabalhador. Veja lista para obter: 

  • No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
  • Depois clique em solicitar;
  • Por último, quero me cadastrar;
  • É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
  • Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
  • Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
  • O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
  • O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital, disponível para Android e IOS;
  • Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.