MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Perdeu o prazo de entrega da declaração do IRPF 2022? Saiba o que fazer

Os cidadãos que não realizaram a entrega da declaração do IRPF 2022 estão sujeitos à multa e algumas penalidade; veja como regularizar sua situação

Imagem meramente ilustrativa, um homem segura um celular com o app aberto da Receita Federal
Imagem meramente ilustrativa, um homem segura um celular com o app aberto da Receita Federal - Agência Brasil - declaração do IRPF

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/06/2022, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da declaração do IRPF 2022 precisam ficar atentos. O prazo terminou ontem (31), às 23h59, para declarar os ganhos obtidos no ano-base de 2021. Aqueles que não entregaram o documento à Receita Federal já estão em débito e precisam regularizar a situação. Saiba o que fazer. 

O procedimento para entregar a declaração atrasada é o mesmo, mas os contribuintes que perderam o prazo podem pagar multa. Até às 20h, a Receita Federal recebeu 35.525.736 declarações.

+++ Caiu na malha fina do Imposto de Renda 2022? Aprenda a consultar

Saiba o que fazer para entregar a declaração do IRPF 2022 fora do prazo 

De acordo com informações da Receita Federal, o cidadão que deixou de realizar a entrega no prazo, deverá realizar o download no site do programa referente ao ano-calendário, preencher o documento e enviá-lo ao órgão. 

Afinal, quanto é o valor da multa?

Aqueles que não prestaram conta ao Fisco até o prazo estipulado, podem pagar multa que pode chegar a 20% do imposto devido. Neste caso, o valor da multa é de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido. 

A multa mínima é de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do valor do imposto de renda. Os valores das multas iniciam-se no primeiro dia após o prazo de entrega e terminam na data de apresentação da declaração, ou, caso não sejam entregues, na data de lançamento oficial pela Receita Federal.

Conheça as penalidades para quem não declarou o IRPF 2022

Os cidadãos podem ter problemas para obter passaportes, abrir contas bancárias, fazer empréstimos ou até mesmo concorrer a concursos públicos, pois seus fundos de CPF estão congelados e "aguardando regularização". Nomes sujos também atrapalham a obtenção de certificados negativos para vender imóveis ou até mesmo investir em títulos do governo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.