Pesquisa da Quaest/Genial divulgada hoje (16) mostra Lula com 44% e Bolsonaro com 26% das intenções de voto no 1º turno das eleições 2022. Petista também leva a melhor no cenário do 2º turno
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/03/2022, às 15h23
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera mais uma pesquisa das eleições 2022. Divulgada nesta quarta-feira, 16 de março, a pesquisa da Quaest Consultoria, encomendada pela Genial Investimentos, mostra o petista no topo do ranking dos candidatos ao posto de chefe do executivo nacional no cenário do 1º turno. Lula foi apontado por 44% dos eleitores, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 26% das intenções de voto.
Em terceiro lugar, empatados, encontram-se o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 7%. Na sequência, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e André Janones (Avante) surgem com 2% cada um. O percentual de quem afirmou que votará branco ou nulo é de 6%, ao passo que os indecisos representam 5% dos entrevistados.
A pesquisa das eleições 2022 também fez o levantamento com base em outros cenários. Em um deles, ao acrescentar o possível candidato Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, Lula amplia a vantagem contra Bolsonaro, pois figura com 45% das intenções do voto e o candidato do PL com apenas 25%. Na terceira configuração testada pela Quaest Consultoria, com menos políticos na lista, ambos sobem 3%, indo para 48% e 28%. Assim, o favoritismo de Lula se mantém.
Confira todos os percentuais em cada um dos cenários propostos para o 1º turno das eleições 2022:
LEIA TAMBÉM
1º Cenário
2º Cenário
3º Cenário
Na simulação da disputa pela presidência no 2º turno, Lula também ocupa a primeira posição contra todos os concorrentes, segundo indicou a pesquisa das eleições 2022. Foram cinco cenários: Lula (54%) e Bolsonaro (32%); Lula (53%) e Moro (26%); Lula (51%) e Ciro Gomes (23%); Lula (56%) e João Doria (15%); e Lula (57%) e Eduardo Leite (15%).
+Eleições 2022: Lula lidera nova pesquisa e rejeição a Bolsonaro aumenta
O levantamento também questiou a opinião sobre a imagem do governo Bolsonaro, sendo que 49% dos entrevistados avaliaram a gestão do candidato à reeleição como negativa e 50% afirmaram que está pior do que esperava.
A reprovação do atual presidente é maior entre os mais jovens, de 16 a 34 anos de idade, e entre as mulheres. Na divisão por região, o nordeste encabeça a avaliação negativa. Outros 25% consideram a atuação de Bolsonaro regular e apenas 24%, positiva. Quem é mais favorável ao governo atual recebe acima de 5 salários mínimos.
Para a maioria dos entrevistados (51%), o principal problema do Brasil neste momento é a Economia, que agrega temas como desemprego, inflação e crescimento econômico. Questões relacionadas à Saúde, em decorrência da pandemia do coronavírus, ficou em segundo lugar, com 12% de apontamento como área crítica no país.
A pesquisa da Quaest/Genial entrevistou 2 mil pessoas, em todas as regiões do Brasil, com idade a partir dos 16 anos, entre os dias 10 e 13 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob o protocolo BR-06693/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser consultada de forma integral aqui.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.