A pesquisa Quaest apresenta o avaliação dos brasileiros sobre a atuação de Lula como presidente, do embate com o Banco Central, do ataque aos Três Poderes, entre outras questões. Veja detalhes
Com 45 dias de governo, a Genial/Quaest realizou a primeira pesquisa sobre a gestão de Lula como presidente do Brasil pela terceira vez. Conforme o levantamento, 40% dos brasileiros aprovam o início de mandato do petista, 24% considera regular e 20% como negativo.
O apoio ao governo Lula foi maior entre os mais pobres. Dos que afirmaram receber no máximo dois salários mínimos por mês, 47% afirmaram ter uma impressão positiva do trabalho do chefe do executivo até então. Entre os brasileiros mais ricos, aqueles que recebem cinco salários mínimos ou mais por mês, a aprovação é de 35%.
A pesquisa ouviu 2.016 pessoas entre os dias 10 e 13 de fevereiro. O levantamento tem margem de erro de mais ou menos 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi financiada pela Genial Investimentos, corretora de investimentos digitais e controlada pelo banco Genial.
+++ Receita Federal define data para iniciar entrega da declaração do IRPF 2023; confira
LEIA TAMBÉM
A forma como Lula está atuando como presidente foi aprovada por 65% da população, enquanto 29% discordaram (6% disseram não saber ou não responderam). A maioria (53%) acha que o terceiro mandato presidencial de Lula será melhor do que os dois mandatos anteriores: 2003 a 2007 e 2008 a 2011. Outros 14% disseram que será parecido e 25% acham que será pior.
A maioria (60%) acha que o governo Lula será melhor que o Bolsonaro, mas 27% acha que será pior. Já para 8%, o mandato do petista será igual ao do governo anterior e 5% não sabe ou não soube responder.
Em relação ao embate de Lula com o Banco Central (BC), 76% da população acredita que o presidente está certo em tentar baixar a taxa de juros. O levantamento também mostrou que 67% das pessoas se quer sabiam do conflito, e 30% disseram que ficaram sabendo.
Sobre o ataque golpista aos Três Poderes no dia 8 de janeiro, 94% dos brasileiros disseram que desaprovam a ação e apenas 4% aprovam os atos antidemocráticos. O levantamento também aponta que 51% acredita que Bolsonaro teve influência nas invasões e 38% discordaram. Para 72%, Lula saiu mais forte e 14% acha que ele não foi fortalecido.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.