Comissão de Saúde da Câmara aprovou projeto que garante presença de acompanhante para pessoas com deficiência durante consulta, exames e internação
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em um importante passo para a inclusão, o Projeto de Lei nº 2383/23, que garante a presença de um acompanhante para pessoas com deficiência durante consultas, exames e internação.
A medida se aplica a qualquer situação em que a pessoa, independentemente da idade, esteja total ou parcialmente privada de sua autonomia. A relatora do projeto, deputada Rosângela Moro (União-SP), defendeu a aprovação do texto, ressaltando as alterações realizadas pela comissão anterior.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O texto original previa a obrigatoriedade do acompanhamento, enquanto a versão atual flexibiliza essa questão, reconhecendo a autonomia individual de cada pessoa com deficiência.
LEIA TAMBÉM
"O objetivo principal é garantir o acesso universal à saúde com qualidade e dignidade para todas as pessoas, independentemente de suas limitações", afirmou a deputada.
"A presença de um acompanhante pode reduzir significativamente a ansiedade e o desconforto dos pacientes, além de contribuir para sua segurança e bem-estar durante todo o processo de atendimento médico", acrescentou.
+ Dia das Mães em SP: varejo projeta crescimento de 3% e faturamento de R$ 63 bilhões
O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser votado em plenário pela Câmara dos Deputados. A expectativa é que a lei seja aprovada em breve, proporcionando um marco histórico na luta pela inclusão social e pelo direito à saúde de pessoas com deficiência no Brasil.
Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição.
Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto.
Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.
Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.