MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Petrobras define presidente interino da estatal; conheça a trajetória profissional

O novo presidente é o quarto executivo do governo a assumir o comando da Petrobras. O ex-presidente da estatal ficou no cargo por apenas 68 dias

Conheça a trajetória profissional do presidente interino da Petrobras
Conheça a trajetória profissional do presidente interino da Petrobras - Alaor Filho / Agência Petrobras

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/06/2022, às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) o diretor executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, como presidente interino da estatal. A nomeação de Borges foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Márcio Weber. A decisão foi tomada com base no §4º do art. 27 do Estatuto Social da Petrobras, até a eleição e posse de novo presidente

O anúncio é feito dias após a Petrobras reajustar os preços da gasolina e do diesel, o que gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara, Arthur Lira. A situação pode ter sido um dos motivos para a renúncia de José Mauro Ferreira Coelho, atual presidente da estatal.

Coelho é o terceiro executivo do governo de Jair Bolsonaro (PL) a deixar a presidência da estatal. Ele assumiu o cargo em 14 de abril e cumpriu o cargo na Petrobras por apenas 68 dias.

+++Receita federal suspende necessidade de autenticação de documentos; veja como vai funcionar

Conheça a trajetória profissional do presidente interino da Petrobras

Fernando Assumpção Borges é funcionário de carreira que trabalha na Petrobras há quase 40 anos, nas áreas de exploração e produção, incluindo a Gerência Executiva de Libra e a Gerência Executiva de Relacionamento Externo.

O presidente interino iniciou a carreira na empresa em 1983 e ocupou diversos cargos, incluindo a diretoria da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (Abep). Borges também atuou como presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) de 2016 a 2020.

O presidente interino é graduado pela Universidade Federal de Uberlândia e possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, além de ter cursado programa de Gestão Avançada no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.