A previsão é que o grupo entregue um relatório logo após as discussões que estão previstas para serem realizadas até sexta. Ministra da Saúde diz que está dedicada em garantir o piso salarial
O piso salarial da enfermagem será debatido até sexta-feira (27). A pauta será discutida pela a área jurídica e as secretarias do Ministério da Saúde. A previsão é que o grupo entregue um relatório em seguida.
O Fórum Nacional de Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) vão participar do processo de análise, de acordo com portaria publicada na última semana.
A portaria institui o Grupo de Trabalho para a coordenação dos trabalhos relacionados à efetivação do piso salarial do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira, conforme Emenda Constitucional nº 127, de 22 de dezembro de 2022.
+++ Ex-presidente do IBGE aponta condução do Censo 2022 como uma "tragédia"; instituto rebate
LEIA TAMBÉM
Na semana passada, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez uma reunião com parlamentares e o Fórum Nacional da Enfermagem, formado por oito entidades. Trindade afirmou que está dedicada a resolver os obstáculos para garantir que o novo piso salarial da enfermagem chegue aos profissionais.
A coordenadora do fórum, Líbia Bellusci disse que "a reunião foi muito produtiva e saímos com grandes expectativas de que o governo federal solucione o pagamento do piso. Estaremos dialogando e cobrando diariamente. A enfermagem terá sua merecida valorização".
O Fórum Nacional de Enfermagem foi criado para articular diretrizes para a mobilização de apoios relacionados à valorização profissional, em especial a regulamentação da jornada de 30 horas semanais e o piso salarial da categoria.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.