Prazo para adequação encerrou-se nesta segunda-feira (22). Medida visa combater doenças relacionadas ao consumo excessivo dessas substâncias
Nesta segunda-feira (22), encerrou-se o prazo estipulado para que empresas do setor alimentício implementassem alertas visíveis em seus rótulos, informando sobre altos teores de gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio nos produtos. A norma, em vigor desde outubro de 2023, exigia a presença de uma lupa na parte frontal das embalagens, destacando a presença dessas substâncias.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu uma prorrogação de prazo para que as empresas se adaptassem, e agora todos os produtos que saem das fábricas devem estar conforme a nova regulamentação. Produtos produzidos antes da norma ainda poderão ser comercializados até outubro deste ano, após o qual todos os estoques precisam estar conforme as novas diretrizes.
LEIA TAMBÉM
Modelos de alertas para rótulos aprovados pela Anvisa — Foto: Anvisa/Divulgação
O principal objetivo dessa medida é combater o avanço de doenças associadas ao consumo excessivo de gordura saturada, açúcar e sódio, que aumentam os riscos de diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e obesidade.
No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde mostram que 60% dos adultos têm excesso de peso, e mais de 41 milhões foram diagnosticados com obesidade. Além disso, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes, e as doenças cardiovasculares representam 30% dos óbitos no país.
A lupa nos rótulos identifica claramente alimentos que excedem os limites estabelecidos para gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio, com base em uma análise a cada 100 g ou 100 ml. A Anvisa defendeu que esses alertas visíveis auxiliam os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes em relação à alimentação, proporcionando maior transparência sobre o conteúdo nutricional dos produtos.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.