MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Presidente da Caixa anuncia antecipação do calendário de pagamentos do auxílio emergencial

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que os saques do auxílio emergencial já estarão disponíveis no dia 30 de abril

Presidente da Caixa anuncia antecipação do calendário de pagamentos do auxílio emergencial
Divulgação

Redação
Publicado em 16/04/2021, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Durante a live de quinta (15) do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco estatal irá antecipar os saques do auxílio emergencial em pelo menos duas semanas – as primeiras retiradas poderão ser feitas ainda este mês, no dia 30 de abril. A decisão de antecipar o calendário foi tomada após reunião de Guimarães com o ministro da Cidadania, João Roma.   

"Já neste mês, dia 30 de abril, a gente começa a realizar também o pagamento, permitir o saque nas lotéricas e nos ATMs [caixas automáticos]. Antecipamos ao redor de 15 dias porque nós percebemos que conseguimos realizar o pagamento com segurança, seja do ponto de vista do Caixa TEM operacional como do ponto de vista da minimização das filas", afirmou Guimarães. 

Ao comentar sobre o pagamento do benefício, Bolsonaro reconheceu que o valor da nova rodada do auxílio, com média de R$ 250 por família, é pequeno. De acordo com o presidente, é o que foi possível garantir para não piorar o endividamento do país. Além disso, o chefe do Executivo criticou novamente os governadores pela adoção de medidas de restrição de circulação para conter o avanço da pandemia e pediu que o povo cobrasse deles uma complementação do auxílio.  

"Sabemos que o auxílio emergencial é um valor pequeno, mas é o que podemos conceder no momento. Quem tirou seu emprego, antes que você reclame de mim, foi o seu governador, fechando tudo, te obrigando a ficar em casa, destruindo milhões de empregos pelo Brasil. Então, quem achar que é pouco, eu acho que é pouco, faz uma pressão aí em cima do seu governador, já que ele fechou tudo e fez saldo de caixa no ano passado. Ele pode complementar esse auxílio emergencial para vocês", declarou Bolsonaro.  

A primeira parcela do auxílio, que começou a ser paga no dia 6 de abril, para nascidos em janeiro, vem sendo depositada nas contas poupança digitais e pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa TEM. Antes do novo calendário, a possibilidade de saque e transferências da primeira parcela estava prevista para começar somente em meados de maio. A atualização do calendário já está disponível no site (https://auxilio.caixa.gov.br/#/calendario) do programa.

Sobre mais sobre o auxílio emergencial

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (acesse abaixo link do guia de perguntas e respostas).

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.

*trechos com reprodução Agência Brasil

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.