MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prévia do PIB diminuiu quase 1% em janeiro, informa Banco Central; Saiba o que aconteceu

Com o recuou apresentado pela prévia do PIB, o Ministério da Economia diminuiu a expectativa de crescimento da economia em 2022

Prévia do PIB diminuiu quase 1% em janeiro, informa Banco Central; Saiba o que aconteceu
Prévia do PIB diminuiu quase 1% em janeiro, informa Banco Central; Saiba o que aconteceu - Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/03/2022, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), também conhecido como a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), registrou queda de 0,99%. A diminuição da atividade econômica considerou o percentual já dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como o número maior de feriados ou fins de semana. Com a variação, o indicador fechou o mês em 138,48 pontos.

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (17), pelo Banco Central.

O IBC-Br usa informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

De acordo com o BC,  na comparação com janeiro de 2021, o IBC-Br registrou variação positiva de 0,01%. Na comparação com os três meses anteriores, o IBC-Br ficou em 0,19% e no acumulado em 12 meses avançou 4,73%.

O indicador é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e auxilia o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic). Inclusive ontem (16), o Cômite de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a Selic de 10,75% para 11,75% para frear o nível de atividade econômica por conta da inflação alta dos últimos meses.

+Aumento da Selic provoca maior rentabilidade da poupança e FGTS? Saiba como isso te afeta

Previsão do PIB é revista

Nesta quinta-feira, o Ministério da Economia diminuiu a previsão de crescimento do PIB brasileiro para este ano. Com a redução, a estimativa de crescimento passou de 2,1% para 1,5%. Para o próximo ano, foi mantida a projeção de crescimento de 2,5%.

Além da redução do PIB, o governo aumentou a previsão da inflação para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 4,7% para 6,55%. 

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.