MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Previsão de inflação é revisada para baixo, segundo Boletim Focus

O Boletim Focus reúne informações sobre as previsões do mercado financeiro dos principais indicadores econômicos do Brasil

Previsão de inflação é revisada para baixo, segundo Boletim Focus
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/06/2023, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central do Banco Central (BC) nesta segunda-feira (12) apresentou uma revisão para baixo na previsão da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa do mercado financeiro caiu de 5,69% para 5,42% este ano. 

No entanto, mesmo com a queda, a estimativa continua acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O relatório também revelou que a projeção de inflação para 2024 permanece acima do centro da meta, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

O relatório também revelou projeções para os anos seguintes, além de trazer informações sobre a taxa Selic, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a cotação do dólar. 

+Atenção mamães! Crianças poderão receber fórmulas nutricionais pelo SUS

Boletim Focus: Selic deve sofrer redução gradual nos próximos anos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central utiliza a taxa básica de juros, conhecida como Selic. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano e tem se mantido nesse patamar desde agosto do ano passado. 

De acordo com as projeções do mercado financeiro, a expectativa é de que a taxa básica de juros encerre este ano em 12,5% ao ano, indicando uma redução gradual. 

Para o fim de 2024, a estimativa é de que a Selic caia para 10% ao ano, enquanto para os anos seguintes, 2025 e 2026, a previsão é de que a taxa fique em 9% e 8,75% ao ano, respectivamente.

+Conheça os direitos trabalhistas garantidos pela CLT

Crescimento do PIB tem projeções otimistas

O Boletim Focus também traz projeções otimistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo o relatório, a expectativa para 2023 é de um crescimento de 1,84%, ante a previsão anterior de 1,68%. 

Já para os anos seguintes, as projeções são de um crescimento de 1,27% em 2024, 1,8% em 2025 e 1,95% em 2026. Esses números indicam uma recuperação gradual da economia brasileira, impulsionada por diversos setores produtivos.

+Governo de SP cria 55 mil empregos CLT's em abril

Projeções para o câmbio indicam estabilidade

Quanto à cotação do dólar, o Boletim Focus revelou que a previsão para o fim deste ano é de R$ 5,10. Já para o fim de 2024, espera-se que a moeda americana esteja cotada a R$ 5,17. Essas projeções indicam uma estabilidade no câmbio, com uma leve tendência de valorização do real frente ao dólar.

Em suma, o Boletim Focus desta segunda-feira traz perspectivas animadoras para a inflação, taxa Selic, crescimento do PIB e câmbio. As projeções indicam uma redução na inflação, uma gradual queda na taxa básica de juros, um crescimento positivo da economia e uma estabilidade no câmbio. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.