MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

PRF apreende 20 toneladas de ouro negro extraídos de reserva do Povo Yanomami

PRF apreendeu no último sábado (4) vinte toneladas de cassiterita, popularmente conhecida como "ouro negro" extraído do Povo Yanomami. Saiba mais

PRF apreende vinte toneladas de cassiterita, popularmente conhecida como "ouro negro" extraído de reserva do Povo Yanomami
PRF apreende vinte toneladas de cassiterita, popularmente conhecida como "ouro negro" extraído de reserva do Povo Yanomami - Divulgação PRF
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/03/2023, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no último sábado (4) vinte toneladas de cassiterita, popularmente conhecida como "ouro negro" extraído de reserva do Povo Yanomami. Os criminosos foram abordados no trecho da BR 153, próximo da cidade de Bady Bassitt, em São Paulo.

De acordo com informações da PRF, o motorista, de 37 anos, disse que carregou o material na capita de Roraima e o ouro tinha destino para Guarulhos, em SP. Para fazer o transporte, ele receberia o valor de R$ 110 mil pelo frete. 

A PRF informou ainda que o motorista tem passagem por tráfico de drogas e o passageiro, que também tem 37 anos, tem passagem por homicídio. Eles foram presos em flagrante por transportar minério extraído ilegalmente. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Federal de São Jose do Rio Preto. O caminhão com a carga foram apreendidos. 

+ Saque dos valores esquecidos já estão disponíveis; veja como sacar

Ouro e cassiterita são os principais minérios extraídos ilegalmente 

Os garimpeiros ilegais têm focado em outros produtos valiosos encontrado no subsolo indígena além do ouro. É o caso da cassiterita, no qual é extraído o estanho, que se trata do metal que possui forte valorização do mercado internacional e é usado em tela de celulares. 

O ouro e cassiterita são os minérios mais extraídos ilegalmente das reservas Yanomami. O motorista disse à PRF que a cassiterita entregue havia sido extraída da reserva Uraricoera, no estado de Roraima.

Também a partir da cassiterita é extraído o estanho, que consiste no metal usado na produção de folhas de flandres, que é bastante conhecida por evitar corrosão e ferrugem. Por conta disso, esses metais são encontrados em latas de alimentos, acabamento automotivos e fabricação de vidro. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.