MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo Federal já sabe como proteger Yanomamis: "planejamento de curto, médio e longo prazo"

Ação em conjunto dos governos federal e estadual para resolver a crise dos Yanomamis tem a função de garantir emprego, renda e desenvolvimento para a população

Governo Federal já sabe como proteger Yanomamis: "planejamento de curto, médio e longo prazo"
Reprodução
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/02/2023, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A crise dos Yanomamis chocou o país. Para resolver a situação, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o governador de Roraima, Antônio Denarium, se reuniram na última quinta-feira (02). Eles decidiram criar um grupo de trabalho para enfrentar a crise humanitária. 

A ideia é que sejam adotadas estratégias para garantir um atendimento mais rápido aos indígenas da região dos Yanomamis. 

+Mais de 2 milhões de pessoas podem perder benefício do Bolsa Família; saiba o que fazer

Com esse alinhamento que definimos hoje, vamos assegurar ações humanitárias, ações de saúde. Pactuamos um planejamento de curto, médio e longo prazo para realizar parcerias com o estado e os municípios de Roraima. Nossa intenção é garantir emprego, renda e desenvolvimento para o nosso povo”, afirmou Rui Costa.

Por conta disso, Denarium agradeceu a ajuda dos ministros e citou que quase metade do estado de Roraima é formado por comunidades indígenas. “O estado de Roraima tem a segunda maior população indígena do Brasil e a parceria do governo federal com o estado de Roraima será fundamental para conseguirmos oferecer um atendimento melhor para os povos indígenas”, complementa.

+Vacina contra a dengue: comissão aprova biossegurança do imunizante. Entenda

Padilha ressaltou que ocorre uma grave crise humanitária do povo Yanomami e exige um trabalho conjunto. “Garantir o atendimento nas áreas de saúde, segurança, segurança alimentar e proteção ao território indígena. Só é possível alcançar esses objetivos se estivermos trabalhando de forma conjunta. Este é um caminho para ajudar o nosso povo Yanomami e também auxiliar o estado de Roraima a se desenvolver de forma sustentável”.

O senador Hiran Gonçalves, do estado de Roraima, esteve presente na reunião e destacou a necessidade de uma atuação conjunta. Ele afirmou que saíram da reunião fortalecidos e que estão muito preocupados em mostrar ao mundo a preocupação com os indígenas brasileiros, que merecem toda atenção e cuidado.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.