MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Profissão de Sommelier ganha NOVOS especialistas além do vinho

Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta terça-feira (5) medida que amplia atividades desenvolvidas por Sommelier no Brasil

Uma mulher avalia vinhos
Uma mulher avalia vinhos - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/09/2023, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um sommelier de vinho é um profissional especializado em vinhos, responsável por cuidar da seleção, armazenamento, serviço e aconselhamento relacionados a vinhos em restaurantes, hotéis, lojas de vinho, clubes privados e outros estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas. 

O trabalho inclui seleção de vinhos, compra e estoque, serviço de vinho, harmonização, gerenciamento de estoque e etc. Além da já conhecida atividade com a bebida, a profissão pode ganhar novos especialistas. 

+ Tem dívida do FIES? Débito agora pode ser pago por fiador. Entenda

Veja atividades incluídas 

O Projeto de Lei (PL 1104/21), do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), foi aprovado, nesta terça-feira (5) na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. 

A medida inclui especialistas em cervejas, cachaças e outras bebidas alcoólicas na regulamentação da profissão de sommelier (Lei 12.467/11). A proposta recebeu parecer favorável do relator no colegiado, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). O parlamentar apresentou um substitutivo reunindo o projeto apensado (PL 2229/22). 

Melo esclarece que a proposta tem como objetivo corrigir uma lacuna na legislação atual, que limita a atuação do sommelier apenas ao universo dos vinhos. Ele argumenta que essa alteração é especialmente relevante em um país como o Brasil, que se destaca como um dos maiores consumidores de cerveja no mundo.

Além disso, é um momento de expansão significativa na produção e no consumo de cervejas artesanais e cachaças especiais. O deputado enfatiza que a mudança proposta visa adequar a regulamentação à realidade atual do mercado de bebidas no país, reconhecendo a crescente importância das cervejas artesanais e das cachaças especiais, bem como a expertise dos profissionais que atuam nesse setor.

Quanto ao andamento do projeto, ele ainda passará por uma análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir adiante. Essa análise, em caráter conclusivo, determinará a viabilidade e a eventual aprovação da proposta.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.