MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Projeto aprovado garante fatura impressa do cartão de crédito para idosos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que garante a impressão da fatura do cartão de crédito para idosos; Saiba todos os detalhes

Casal de idosos
Casal de idosos - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/12/2023, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os idosos brasileiros terão direito a receber a fatura de cartão de crédito impressa, com antecedência mínima de 10 dias do vencimento. A aprovação do Projeto de Lei 1930/23, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, é uma vitória para os consumidores que têm dificuldade em acessar e compreender informações em meio digital.

O projeto, apresentado pelo deputado Júnior Mano (PL-CE), inclui a medida no Código de Defesa do Consumidor. O deputado alega que vários idosos ainda preferem receber a fatura no formato tradicional (impressas em papel) porque têm dificuldade em acessar e compreender informações em meio digital.

A relatora do projeto, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), recomendou a aprovação do projeto. Ela concorda com o autor que o envio da fatura impressa pode proporcionar aos clientes idosos “melhores condições para conferir valores cobrados, dados de vencimento, juros e demais encargos adicionais”.

+ Processo Seletivo da Prefeitura de São Paulo paga quase R$ 700 por dia

Saiba tramitação 

Após a aprovação, a medida segue para análise em caráter conclusivo e passará pela apreciação das comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição. 

Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto. 

Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.

Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.