MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projeto de Lei proíbe que cliente exija que entregador suba até o apartamento

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que propõe novas regras para entregas feitas por entregador por aplicativos; Saiba os detalhes

Entregadores por aplicativos
Entregadores por aplicativos - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/03/2024, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe novas regras para as entregas realizadas por aplicativos, com o intuito de garantir uma maior segurança e o bem-estar dos entregadores

Trata-se do PL 583/24 que proíbe que os clientes exijam que os entregadores entrem em áreas de uso comum de condomínios ou subam até a porta das unidades habitacionais, ou comerciais.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

No entanto, em casos de clientes idosos, com deficiência ou com mobilidade reduzida, a entrega até a porta da unidade poderá ser negociada previamente, sem custo adicional, quando houver acordo entre o entregador e o cliente ou com a assistência dos funcionários do condomínio.

+ PIX de R$ 1.412 para estes aposentados do INSS; Veja quem tem direito

Veja outros detalhes 

O projeto também estabelece que as plataformas de entrega têm a obrigação de informar aos clientes que os entregadores não são obrigados a adentrar em áreas de uso comum ou chegar até a porta das unidades condominiais. 

Além disso, devem fornecer meios para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida e oferecer orientação e apoio aos entregadores que sejam vítimas de violência ou ameaças graves durante as entregas.

O projeto conta com o apoio de treze deputados, que destacam a importância dessas medidas para proteger os trabalhadores que realizam suas atividades em condições de vulnerabilidade específicas.

Saiba tramitação do projeto 

Atualmente, a proposta tramita em caráter conclusivo e ainda passará pela análise das comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição. 

Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto. 

Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.

Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.