MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ProUni 2022: Hoje (02) será divulgado o resultado da primeira chamada

A partir de agora, o ProUni 2022 permite a utilização das duas últimas edições do Enem para participar do programa estudantil

ProUni 2022: Hoje (02) será divulgado o resultado da primeira chamada
ProUni 2022: Hoje (02) será divulgado o resultado da primeira chamada - Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 02/03/2022, às 07h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quarta-feira (02), será divulgado o resultado da primeira chamada do ProUni 2022 (Programa Universidade para Todos). Vale lembrar que este programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em universidades particulares para estudantes de baixa renda. 

Em 2022, houve uma novidade no ProUni. A partir de agora, os estudantes podem utilizar as notas das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para participar do programa estudantil. Mas para isso é necessário ter uma nota média de 450 pontos e não pode zerar na redação. 

Anteriormente, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

+Governo libera participação no Prouni com a nota das duas últimas edições do Enem

Para conseguir a bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para ambos os casos, é necessário que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.

Confira o cronograma do ProUni:

  • Comprovação de informações: 3 a 14 de março;
  • Segunda chamada: 21 de março;
  • Comprovação de informações: 21 a 29 de março;
  • Lista de espera: 4 e 5 de abril;
  • Resultado: 7 de abril;
  • Comprovação de informações: 8 a 13 de abril.

Novidades no ProUni 2022 para o 2º semestre

A edição do Prouni do segundo semestre deste ano pode ampliar o acesso de estudantes de escolas privadas não bolsistas ao programa. A possibilidade está prevista na Medida Provisória (MP) 1.075/2021, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro. 

Para sair do papel, no entanto, a regra precisa ser convertida em lei pelo Congresso até o dia 17 de março, quando perderá o efeito. O texto tramita na Câmara em regime de urgência e, se aprovado, segue para o Senado.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Brasil e Sociedade no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.