MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Qual é a doença de Lula? Presidente foi medicado e fará cirurgia em outubro

A doença de Lula tem causado cada vez mais dores e demandará a realização de cirurgia em breve. Presidente foi submetido a um procedimento médico nesta quarta

Presidente Lula com cabeça baixa e mãos no rosto e a bandeira do Brasil ao fundo
Presidente Lula com cabeça baixa e mãos no rosto e a bandeira do Brasil ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/07/2023, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a um procedimento médico nesta quarta-feira (26) para alívio das dores no quadril direito. Segundo informações da Agência Brasil, o procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e transcorreu sem intercorrências. Mas, afinal, qual é a doença de Lula?

A causa das dores é uma condição chamada de artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações. Nos últimos tempos, o presidente tem relatado um aumento da frequência das dores, o que o levou a buscar tratamento médico. De acordo com a assessoria do presidente, até amanhã (27), Lula deve cumprir sua agenda na residência oficial, no Palácio da Alvorada, no DF.

Para reduzir o desconforto e proporcionar alívio temporário, Lula foi submetido hoje a uma denervação percutânea, que consiste na infiltração de medicamentos na raiz nervosa para redução da dor. No entanto, a solução definitiva para o problema será uma cirurgia chamada artroplastia de quadril, prevista para ocorrer em outubro.

O presidente já havia realizado uma infiltração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no último domingo (23), mas as dores voltaram com maior intensidade, tornando necessária a realização do procedimento desta quarta-feira. Lula expressou em seu programa semanal "Conversa com o Presidente" que o problema no quadril é antigo, e agora, com a piora das dores, a cirurgia se torna uma opção para solucionar definitivamente a questão.

+Quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)? Veja todas as regras

Doença de Lula: entenda o que é artroplastia

A artroplastia do quadril é uma intervenção cirúrgica na qual a articulação do quadril "doente" é substituída por uma articulação artificial, conhecida como prótese. Essa cirurgia, segundo especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), visa aliviar a dor causada pela artrose, corrigir deformidades e possibilitar a recuperação dos movimentos da articulação.

Após a cirurgia, é possível que o paciente precise utilizar muletas ou um andador e realizar exercícios específicos de fisioterapia para recuperar os movimentos do quadril. A reabilitação envolve cuidados para garantir uma recuperação adequada, e a equipe médica orientará sobre os procedimentos a serem seguidos.

Espera-se que, após a cirurgia em outubro, o presidente Lula retome suas atividades diárias sem dor, promovendo sua recuperação e possibilitando a retomada das atividades normais com independência.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.