O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai antecipar a divulgação do gabarito do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que a divulgação do gabarito do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) será antecipada: estarão disponíveis a partir das 19h desta terça-feira, dia 14 de novembro. Neste domingo (12) foi realizado o segundo e último dia de provas do Enem.
A divulgação estava prevista inicialmente para até o dia 24 de novembro, portanto será antecipada em 10 dias. Os candidatos poderão acessar esses dados por meio do portal oficial do Inep.
+Vagas de emprego temporário: fim de ano deve ter maior oferta desde 2013
Nesta segunda (13), começou o prazo para solicitar a reaplicação do Enem. Têm direito o pedido, diretamente na Página do Participante, os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou estiveram impossibilitados de comparecer devido a doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital. Isso inclui aqueles alocados em locais de prova a mais de 30 quilômetros de distância da residência informada na inscrição.
LEIA TAMBÉM
Entre os problemas logísticos que dão direito a fazer a prova em nova data estão:
Já as doenças infectocontagiosas contempladas, que exigem documentos comprobatórios, são:
O último dia para requerer a reaplicação será 17 de novembro, próxima sexta-feira. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a prova será reaplicada nos dias 12 e 13 de dezembro.
+Netflix, ifood, cesta básica, combustível e remédio: veja impactos da Reforma Tributária
O MEC antecipou a divulgação do gabarito do Enem 2023, mas, por enquanto, o resultado final segue previsto para ser disponibilizado na Página do Participante somente em 16 de janeiro de 2024, conforme estabelecido no edital do exame.
O Enem é uma avaliação crucial para os estudantes ao término da educação básica, sendo a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Sisu permite o ingresso em universidades federais, enquanto o Prouni concede bolsas de até 100% para estudantes de baixa renda cursarem universidade privada. Além disso, os resultados do Enem são utilizados em processos seletivos e como critério para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.