MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quer cursar faculdade pública? Começaram as inscrições para o Sisu do 2º semestre

Foram abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023, ótima chance para quem quer ingressar em uma faculdade pública

Vários estudantes vestidos com beca e chapéu de formatura
Vários estudantes vestidos com beca e chapéu de formatura - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/06/2023, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira (19), foram abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 - ótima chance para quem quer ingressar em uma faculdade pública. Os interessados têm até as 23h59 desta quinta-feira, 22 de junho, para garantirem a participação.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais, como universidades e institutos.

As vagas são disponibilizadas semestralmente através de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base na nota do Enem, de acordo com as opções de curso escolhidas pelos candidatos inscritos. No entanto, é importante ressaltar que os candidatos não podem ter obtido nota zero na redação do Enem.

+Benefícios complementares do Bolsa Família: veja como aumentar valor da parcela

Sisu 2023: saiba como se inscrever

Os interessados devem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso à faculdade pública. A classificação dos estudantes será realizada com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante o processo de inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas no Sisu.

É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema. Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso, ainda é possível participar da lista de espera do Sisu. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista.

Confira abaixo as principais datas do processo seletivo do Sisu:

  • período para inscrição: de 19 a 22 de junho
  • divulgação do resultado: 27 de junho
  • matrículas: de 29 de junho a 4 de julho
  • período para participar da lista de espera: de 27 de junho a 4 de julho
  • convocação dos candidatos selecionados na lista de espera: a partir de 10 de julho.

+Concursos públicos abertos: confira os que pagam acima de R$ 10 mil

Respeito às cotas

As vagas oferecidas também são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que determina que as instituições federais de ensino superior vinculadas ao MEC reservem, no mínimo, 50% das vagas em cada processo seletivo para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Dentre essas vagas, metade é reservada para estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, as instituições têm a liberdade de adotar suas próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. O Sisu realiza o cálculo automaticamente e gera uma nova nota de acordo com as especificações de cada instituição.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.