Receita faz atendimento sobre CPF no Telegram

De acordo com a Receita, o atendimento via Telegram deve agilizar os pedidos para o órgão, além de ser mais uma alternativa ao serviço presencial para evitar aglomeração nas agências

Redação
Publicado em 03/08/2020, às 14h14

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Divulgação Receita Federal

Já está disponível o atendimento de serviços relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pelo Telegram pela Receita Federal. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.

Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.

Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

-Segunda via de CPF;

-Informação do número do CPF;

-Consulta à situação cadastral; e

-Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).

*reprodução Agência Brasil

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