MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Recurso de pesquisa múltipla é lançado pelo Google; entenda

O anúncio do Google foi feito nesta quinta-feira (7). Agora será possível fazer buscas usando texto e imagem ao mesmo tempo; saiba mais

Agora será possível fazer buscas no Google usando texto e imagem ao mesmo tempo
Agora será possível fazer buscas no Google usando texto e imagem ao mesmo tempo - Divulgação

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/04/2022, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo recurso foi anunciado pelo Google nesta quinta-feira (7) para facilitar o processo de pesquisas na internet, o pesquisa múltipla. Agora, será possível fazer buscas usando texto e imagem ao mesmo tempo pela tecnologia de reconhecimento de imagem da empresa, o Google Lens.

O Google destacou ainda que a nova ferramenta vai apresentar uma maneira totalmente nova de pesquisar. “Com a pesquisa múltipla no Lens, você pode ir além da caixa de pesquisa e fazer perguntas sobre o que vê”.

De acordo com o portal TechCrunch, a princípio, essa novidade está disponível apenas na versão beta em inglês nos Estados Unidos. Segundo o Google, o novo recurso é habilitado por seus mais recentes avanços em inteligência artificial, com os melhores resultados inicialmente para pesquisas de compras, mas também para outros usos no futuro.

Entenda como funciona o novo recurso de pesquisa múltipla do Google

Usando a ferramenta, você pode fazer perguntas sobre objetos ou refinar os resultados da pesquisa por cor, marca ou atributos visuais. Para usá-lo, você precisa abrir o aplicativo do Google mais recente no Android ou iOS, tocar no ícone da câmera da lente e procurar uma das capturas de tela ou tirar uma foto. Em seguida, clique no botão + Adicionar à sua pesquisa para escrever o texto.

Na prática, a ferramenta poderá ser utilizada, por exemplo, quando você estiver procurando móveis novos, mas quer ter certeza de que eles combinam com o que você já tem. Você então tira uma foto da mesa de jantar e adiciona o texto "mesa de centro" à pesquisa para encontrar itens correspondentes.

Outra situação: você comprou uma nova planta, mas não sabe como cuidar dela adequadamente. O que você pode fazer é tirar uma foto e adicionar o texto "Instruções de cuidados" à pesquisa.

O portal TechCrunch destacou que o recurso é particularmente útil para o tipo de consultas com as quais o Google atualmente tem problemas, onde o componente visual do que você está procurando é difícil de descrever apenas em palavras. Assim, ao combinar imagens e texto nas pesquisas, a tecnologia pode fornecer resultados melhor relevantes.

“No Google, estamos sempre sonhando com novas maneiras de ajudá-lo a descobrir as informações que procura – não importa o quão complicado seja expressar o que você precisa”, disse a empresa em seu blog.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.