MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Redes sociais provoca cansaço mental. Aprenda a como evitar perfis tóxicos

As redes sociais podem ser uma fonte de estresse, ansiedade, pressão social e distração constante; Veja todas as dicas para evitar perfis tóxicos

Um homem e uma mulher seguram um celualr
Um homem e uma mulher seguram um celualr - Freepik - Redes sociais
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/04/2023, às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O uso excessivo e inadequado das redes sociais pode causar cansaço mental. Isso ocorre porque elas podem ser uma fonte de estresse, ansiedade e pressão social, além de uma distração constante que pode afetar a capacidade de concentração e de se manter focado em tarefas importantes. 

O uso excessivo das plataformas pode levar a comparações sociais negativas, sentimentos de inveja e baixa autoestima. Por isso, é importante estabelecer limites e ter um tempo para se desconectar e cuidar da saúde mental.

+ Nordeste surpreende e cresce acima da média anual no primeiro trimestre de 2023

Aprenda a como evitar perfis tóxicos 

As redes sociais também são uma ferramenta poderosa para a conexão, compartilhamento de informações e interação social, mas infelizmente, elas também podem atrair usuários tóxicos e comportamentos prejudiciais. Para evitar perfis tóxicos nas redes sociais, aqui estão algumas dicas:

  • Limite o seu tempo nas redes sociais - Use as redes sociais com moderação, definindo horários específicos para verificar as suas contas. O excesso de tempo nas redes sociais pode aumentar a probabilidade de encontrar comportamentos tóxicos e prejudiciais;
  • Evite interagir com perfis tóxicos - Evite interagir com usuários que tenham comportamentos tóxicos e preconceituosos nas redes sociais. Não alimente as suas posturas e não os siga, 'mute' ou bloqueie os seus perfis;
  • Use as ferramentas de privacidade - Utilize as configurações de privacidade nas suas contas de redes sociais para controlar quem pode interagir com você, quem pode ver as suas postagens e quem pode enviar mensagens para você;
  • Seja cuidadoso ao compartilhar informações pessoais - Evite compartilhar informações pessoais nas redes sociais, como endereço, telefone, informações bancárias e de identificação pessoal;
  • Busque ajuda - Caso você esteja enfrentando um comportamento tóxico nas redes sociais, busque ajuda. Informe a rede social ou procure ajuda de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental;
  • Seja um exemplo positivo - Seja um exemplo positivo nas redes sociais, evitando comportamentos tóxicos, preconceituosos e ofensivos. Faça a sua parte para criar um ambiente online mais saudável e positivo.

Além das dicas listadas acima, para evitar perfis tóxicos nas redes sociais, é importante limitar o tempo que passa nas redes sociais, evitar interagir com usuários tóxicos, usar as ferramentas de privacidade, ser cuidadoso ao compartilhar informações pessoais, buscar ajuda quando necessário e ser um exemplo positivo.

Procure ajuda 

Se mesmo com as dicas, você ainda se sente impactado negativamente com as redes sociais, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo para lidar com possíveis problemas que possam surgir.

Os psicólogos são profissionais qualificados e treinados para ajudar as pessoas a lidar com uma ampla gama de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão, estresse, traumas e vícios. 

Eles podem ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento prejudiciais relacionados ao uso das redes sociais, e fornecer estratégias eficazes para lidar com esses problemas.

Além disso, os psicólogos também podem ajudar as pessoas a desenvolver habilidades para lidar com as pressões sociais e emocionais que podem surgir no mundo das redes sociais, como lidar com o cyberbullying ou a pressão para manter uma imagem perfeita.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.