MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Reflexões para o Enem 2023: Confira os temas da redação ao longo dos anos

Na prova de redação, os participantes são desafiados a escrever um texto dissertativo-argumentativo. A redação do Enem é avaliada por, pelo menos, dois professores

Veja os temas da redação do Enem nos últimos anos
Veja os temas da redação do Enem nos últimos anos - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/10/2023, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

À medida que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima, os estudantes de todo o Brasil se preparam para a prova de redação, que anualmente aborda questões de ordem social, científica, cultural ou política. Esta é a única parte discursiva do exame, que, em sua maioria, consiste em questões objetivas de múltipla escolha. Para auxiliar os candidatos nesta reta final, a Agência Brasil compilou os temas das redações das edições anteriores do Enem.

Na prova de redação, os participantes são desafiados a escrever um texto dissertativo-argumentativo. Isso requer a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto, fundamentado em argumentos sólidos, organizados de forma lógica e coesa, de modo a formar uma narrativa coesa e consistente. Além disso, os candidatos devem apresentar uma proposta de intervenção social para o problema discutido no texto, que esteja alinhada com os princípios dos direitos humanos.

É importante destacar que a redação do Enem é avaliada por, pelo menos, dois professores com formação em letras ou linguística, que fazem suas avaliações de forma independente, sem ter conhecimento da nota atribuída pelo outro avaliador. Esta é a única parte do exame que recebe uma nota de zero a mil, sendo que uma nota zero resulta na eliminação do candidato.

Ao longo de sua história, o Enem apresentou, a cada ano, pelo menos dois temas de redação: um na aplicação regular e outro no Enem PPL, destinado a adultos privados de liberdade e jovens em medidas socioeducativas que incluem privação de liberdade. Além disso, os estudantes que enfrentaram problemas logísticos no dia do Enem regular também realizam esta prova em data posterior.

+++ 1 mês para o Enem! Veja tudo que você precisa saber para realização das provas

Veja os temas da redação do Enem nos últimos anos

Com base nesse histórico, os candidatos podem se preparar para a redação deste ano com uma visão mais abrangente dos temas que podem ser abordados, promovendo uma preparação mais eficaz para o exame que se aproxima.

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular)

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular) e Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem regular) e Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (Enem regular) e O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular) e Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular), O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação), Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação)

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular) e O histórico desafio de se valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.