Senado aprova Projeto de Lei que prevê Benefícios Sociais para moradores de regiões que foram atingidas por desastres naturais. Veja detalhes
Projeto de Lei aprovado em Plenário no Senado irá mudar a realidade de brasileiros que estão passando por dificuldades financeiras. As regões que foram afetadas por desastres naturais, situação de emergência ou estado de calamidade pública podem ter acesso a Benefícios Sociais.
No entanto, o PL 4.915/2019 irá passar por nova análise da Câmara porque o texto da proposta foi alterado pelos senadores. Anteriormente, a medida beneficiava apenas as famílias atingidas pelo desastre do vazamento da barragem em Brumadinho (MG), ocorrido em 2019.
Após as mudanças, passou a ser incluído todas as pessoas que receberam compensações por danos sofridos em desastres semelhantes ou outras situações de calamidade.
O autor do Projeto de Lei afirmou que a indenização por meio de pagamento de R$ 600 para as famílias atingidas pelo crime ambiental em Brumadinho poderia ser interpretada como um aumento da renda mensal familiar dos atingidos, o que poderia fazer com que os benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família fossem bloqueados.
LEIA TAMBÉM
+ Governo Lula ESCOLHE Servidores Públicos para alto escalão do Banco Central
O projeto tinha sido aprovado anteriormente na Câmara, mas não previa que as indenizações para as vítimas de Brumadinho poderia impedir o recebimento dos benefícios Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).
O relator Flavio na Câmara, deputado Flávio Arns dediciu ampliar a regra, que foi aprovada pelo Plenário, ao incluir as vítimas de Mariana (MG), o que foi aprovado pelo Plenário.
Assim, o relator optou por criar uma regra que pudesse ampliar o alcance da medida provisória. Arns à época afirmou que a ideia era "alcançar todos aqueles que receberem compensação financeira por danos sofridos em decorrência de desastres, situação de emergência ou estado de calamidade pública".
Ver essa foto no Instagram
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.