MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Restituição IR: Receita faz o pagamento de lote residual para 260 mil contribuintes

Segundo a Receita Federal, foram liberados R$ 450 milhões do novo lote residual da restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda
Restituição do Imposto de Renda - JC Concursos

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/11/2021, às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira (30), a Receita Federal realizou o pagamento do lote residual da restituição do Imposto de Renda do mês de novembro de 2021. A liberação dos recursos também inclui as restituições residuais de exercícios anteriores. De acordo com a Receita, cerca de 260 mil pessoas já estão com o crédito em suas contas, com um valor total de R$ 450 milhões.

Além de contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, também estão neste lote quase 200 mil contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 9.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada durante a Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado (como um erro de digitação ou conta inválida), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesta situação, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores no site do Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, esclareceu a Receita.

Como consultar a restituição do IR?

Apesar do pagamento ser automático, o contribuinte pode consultar a sua situação sobre a restituição do Imposto de Renda na página da Receita Federal. No site do órgão, clique em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar Restituição. 

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Além do site, que pode ser acessado em qualquer computador, a Receita também oferece a opção via aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

*com informações da Agência Brasil e Receita Federal

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.