MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba como consultar multa de trânsito online e ganhar 40% de desconto

Consultar multa de trânsito é uma ação simples e pode ser feita de forma eletrônica pelo próprio celular. Confira a ferramenta que permite essa facilidade

Consultar multa de trânsito: mulher ao volante
Consultar multa de trânsito: mulher ao volante - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 11/04/2022, às 18h55 - Atualizado às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estar informado sobre a pontuação existente na Carteira Nacional de Hailitação (CNH) e as multas registradas no veículo é essencial para evitar surpresas negativas, como a suspensão do direito de dirigir por acúmulo de pontos. Os motoristas não costumam ter o hábito de conferir a situação do veículo com frequência, mas consultar multa de trânsito é uma ação simples e pode ser feita de forma online pelo próprio celular. Condutores de todo o Brasil podem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal.

O Login no app CDT é feito com a mesma conta cadastrada no portal GOV.br. É possível criar a conta na hora, caso não tenha uma. Além de visualizar multas e pontos, é possível receber um alerta toda vez que uma infração for registrada no prontuario - o que permite tomar ciência de pronto e recorrer dentro do prazo, na hipótese de não concordar com a autuação. Após inserir o CPF e a senha, basta clicar no ícone "Infrações".

É possível consultar multa de trânsito por infrator ou dividida por veículo, se o usuário for proprietário de mais de um carro. Além disso, a ferramenta faz a divisão das multas vencidas, as que estão para vencer e as já quitadas. Dá para emitir a segunda via do boleto para pagamento e até pagar a multa com 40% de desconto ao invés dos 20% habituais já informados na notificação de autuação de papel enviada para o endereço no qual o automóvel está registrado.

O aplicativo CDT pode ser baixado por smartphone e tablet com sistema operacional Android ou iOS e apresenta as seguintes informações em relação às multas de trânsito:

  • Status da infração;
  • Motivo da Infração;
  • Data, hora e local do cometimento da infração;
  • Valor;
  • Placa do veículo;
  • Número do Auto de Infração;
  • Código da Infração;
  • Órgão Autuador;
  • Data da notificação;
  • Data para defesa/recusrso; e
  • Data de vencimento para desconto.

40% de desconto na multa de trânsito

O desconto de 40% estará disponível apenas para o motorista que aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e abrir mão de apresentar defesa e recurso contra a infração. Do contrário, apenas a consulta de pontos na CNH poderá ser realizada pelo app CDT. O desconto de 20% fica acessível se o órgão autuador (PRF, Detrans, prefeituras, etc) liberar essa opção junto ao CDT.

No primeiro acesso, ao consultar as infrações, basta clicar em "Aderir ao SNE", a opção vai aparecer em uma notificação em amarelo no topo da tela de consulta. Após escolher a multa de trânsito que deseja visualizar, no rodapé da tela, estará dispnível o botão na cor azul para obter o desconto de 40% e emitir o boleto para pagamento. A redução do valor da multa só estará disponível até a data de vencimento do boleto. 

desconto multa

Outras funcionalidades do app CDT

Além de consultar multa de trânsito online, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito já permite, atualmente, emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma digital e baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documentos obrigatórios para a condução em todo o território nacional.

Além disso, o app CDT possibilita compartilhar o CRLV com outra pessoal, quando mais de uma pessoa usa o mesmo carro, indicar o principal condutor para que os pontos das multas não sejam inseridos na CNH do proprietário do possante, além de permitir a transferência de propriedade do veículo, sem necessidade de ida ao cartório. Saiba mais sobre esse tipo de transferência clicando aqui.

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.