MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saiba como consultar resultado do Fies 2023

MEC divulgou nesta terça-feira (14) o resultado do Fies 2023 do primeiro semestre; ao todo, serão ofertadas 67.301 vagas; Veja como consultar lista

Um homem segura celular aberto com o site do programa de financiamento estudantil
Um homem segura celular aberto com o site do programa de financiamento estudantil - Agência Brasil - Fies 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/03/2023, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (14) o resultado do Fies 2023 (Fundo de Financiamento Estudantil) do primeiro semestre. Ao todo, serão ofertadas 67.301 vagas em instituições particulares de ensino espalhadas pelo país. 

Os estudantes pré-selecionados devem, a partir desta quarta-feira (15), complementar as informações das inscrições na página do programa de financiamento na internet, que tem como prazo até às 23h59 do dia 17 de março.

Segundo publicação da Agência Brasil, logo após será necessário validar as informações apresentadas no ato da inscrição no prazo de até cinco dias úteis depois da data de complementação da inscrição, que foi realizada na página do Fies. 

A validação das informações é feita diretamente com a instituição de ensino superior, que informará ao candidato o procedimento a ser utilizado para o recebimento documentação a ser exigida, sendo ela em formato físico ou digital. 

A seleção é feita a partir da ordem de classificação a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras regras do processo seletivo. A agência também informou que os cursos mais procurados foram medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia.

Vale lembrar que os estudantes não selecionados na primeira chamada são automaticamente incluídos na lista de espera do Fies para disputar as vagas que não foram preenchidas. Neste caso, a convocação da lista de espera ocorre entre 21 de março e 18 de maio.

+ Piso salarial de Guarda Civil terá reajuste em 2023? Veja correções

Saiba como consultar resultado 

Para consultar o resulto o candidato deve acessar o Portal Acesso Único, por meio deste link. De acordo com o MEC, até o final de 2023, serão ofertadas o total de 112.168 vagas para o Fies. 

Veja detalhes sobre o Fies 

A cada novo semestre letivo, o Programa abre inscrições para aqueles que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil. Após selecionados, os estudantes ganham um auxílio do Governo Federal para o custeio das mensalidades do curso escolhido até a sua conclusão. Logo após concluir a graduação, o beneficiado passa a devolver o valor do financiamento em parcelas mensais.  

Para os estudantes que tenham um emprego ou tenham aberto uma empresa após se formar, as parcelas são descontadas automaticamente da fonte de renda, mediante cálculo previsto pelo governo. No caso dos estudantes não possuírem renda, ele terá que pagar o financiamento em prestações mensais com o valor do pagamento mínimo. O prazo para quitação da dívida é de até 14 anos. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.