Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo têm a chance de pagar o IPVA 2024 com desconto. Fazenda de SP anunciou prazo
Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo têm a chance de pagar o IPVA 2024 com desconto, utilizando os créditos acumulados no programa Nota Fiscal Paulista. O prazo para essa operação especial se encerra em 31 de outubro, e é a única oportunidade no ano em que os consumidores podem aproveitar essa vantagem.
Os consumidores têm a liberdade de escolher o valor que desejam utilizar para abater no IPVA, podendo ser a quantia integral ou apenas uma parte. Se o valor enviado for superior ao necessário para quitar o imposto, o excedente será restituído na conta da Nota Fiscal Paulista do usuário.
Em outubro do ano passado, um total de 11.949 consumidores aproveitaram essa oportunidade e solicitaram o abatimento do IPVA, resultando em um montante de cerca de R$ 395,94 mil em descontos concedidos.
+Quer estudar na USP? Não perca o prazo para inscrição no Vestibular Fuvest
LEIA TAMBÉM
O processo para utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista no pagamento do IPVA 2024 é simples e pode ser realizado diretamente no site oficial do programa. Para isso, siga os seguintes passos:
É importante ressaltar que o veículo indicado para receber o desconto deve estar registrado em nome do usuário cadastrado no programa Nota Fiscal Paulista para que a operação seja válida. Além disso, a escolha de utilizar os créditos no pagamento do IPVA é irretratável, ou seja, uma vez realizada a operação, não será possível desfazê-la, mesmo em caso de venda do veículo.
Caso haja alguma dúvida ou necessidade de suporte, os consumidores podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Planejamento por meio do Fale Conosco, disponível no site oficial. Além disso, a Secretaria oferece assistência por meio dos telefones 0800-0170 110 (para telefone fixo) e (11) 2930-3750 (para celular).
+Veja quanto você vai receber do Pis/Pasep 2024; Saiba como calcular
Vale ressaltar que o IPVA é um imposto obrigatório para todos os tipos de veículos, exceto para os fabricados há mais de 20 anos ou os que obtiveram isenção, como os adquiridos por pessoas com deficiência, por exemplo. Além disso, é preciso estar com o IPVA em dia para conseguir licenciar o carro e circular de forma regular pelas vias.
O cálculo é feito a partir da Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que indica o preço médio dos veículos no mercado nacional. Em cima do valor de cada um é aplicada a alíquota do estado. Em São Paulo, em 2023, as alíquotas foram as seguintes:
O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação dos estados. Contudo, o imposto é repartido com os municípios nos quais os veículos estão registrados. Primeiramente, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) do valor total arrecadado. Em seguida, o restante é dividido de maneira igual: 50% vai para os municípios e os outros 50% fica com o estado.
Diferentemente do que o senso comum, não há obrigação do dinheiro ser convertido em ações para o trânsito ou manutenção das vias. A porcentagem retida pelos estados e municípios compõe o orçamento anual de cada um e, dessa forma, é utilizada nas diversas áreas de atuação dos entes, entre elas a Saúde, Educação, Cultura, Segurança Pública e Infraestrutura.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.