MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Saiba como se inscrever para ser mesário nas eleições 2022. Conheça benefícios

Para quem deseja trabalhar como mesário nas eleições 2022 a inscrição é permanente e não tem prazo para ser realizada; veja onde fazer e benefícios

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/07/2022, às 19h49

Uma urna eletrônica, do lado a bandeira do Brasil
Uma urna eletrônica, do lado a bandeira do Brasil - Agência Brasil - Mesário nas eleições 2022
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Muitos desconhecem, mas os cidadãos que foram convocados para trabalhar nas eleições 2022 podem ter alguns benefícios, além da participação do processo democrático para escolher os governantes que irão exercer os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual nos próximos quatro anos. Conheça os benefícios.

Neste caso, até o dia 3 de agosto, a Justiça Eleitoral vai nomear todos os mesários e mesárias  que irão trabalhar no pleito desde ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a nomeação para os dois milhões de voluntários e convocados começou a ser feita em 5 de julho. 

O mesário convocado são os eleitores que o Tribunal Eleitoral escolhe para trabalhar no dia das eleições. Voluntários são aqueles que trabalham voluntariamente. Este ano, o TSE espera que os voluntários representem metade da força de trabalho eleitoral. Nas eleições municipais de 2020, eles representam 42,6%.

+++ Jardim Botânico do RJ abre inscrições para formação de jovens estudantes da rede pública

Saiba como se inscrever para ser mesário nas eleições 2022

Os interessados em ser mesário no pleito deste ano podem realizar a inscrição pelo e-Título, no Canal do Mesário no Portal do TSE ou nos sites dos Tribunais Regionais. O candidato precisa realizar um cadastro e informar o número do título de eleitor ou do CPF, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. Neste caso, a inscrição é permanente, isto é, não tem prazo para ser feita. 

Qualquer eleitor que seja maior de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral pode realizar a inscrição. Não podem se candidatar quem estão nas seguintes condições, veja lista: 

  • Eleitores e eleitoras menores de 18 anos; 
  • Candidatas, candidatos e parentes deles; 
  • Integrantes de diretórios de partidos políticos ou federações que exerçam função executiva;
  • Autoridades, agentes policiais e funcionários que exercem cargos de confiança no Poder Executivo;
  • Pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral.

Conheça os benefícios de ser mesário 

Para aqueles que foram selecionados, a Justiça Eleitoral irá comunicar por e-mail, WhatsApp ou carta. Logo após, eles passarão por um treinamento por meio de uma plataforma de ensino a distância ou pelo aplicativo do mesário. Também há a possibilidade de realizar o treinamento de maneira presencial. 

Os mesários/as recebem auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45 no dia da eleição, além de ter direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem que haja desconto no salário. Também o tempo trabalhado conta como horas complementares no caso dos universitários, e pode servir como critério de desempate em caso de empate em concurso público. 

*Com informações do Valor Econômico 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.