MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba quais são os benefícios para os motoristas que não cometerem infração

O Contran divulgou nesta segunda-feira (9) os benefícios para os motoristas que não cometerem infração nos últimos 12 meses. Conheça as vantagens

Saiba quais são os benefícios para os motoristas que não cometerem infração
Saiba quais são os benefícios para os motoristas que não cometerem infração - Reprodução internet/Google

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/05/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os condutores agora contam com uma boa novidade. É que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nesta segunda-feira (9) benefícios para os motoristas que não cometerem infração nos últimos 12 meses. Conheça as vantagens. 

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como “cadastro de bons condutores”, oferece vários benefícios para os motoristas que não cometerem infração durante o período estabelecido pelo órgão de controle. 

+++ Governo federal prevê investimento de R$ 188 bi em 2022; veja as áreas destinadas

Conheça benefícios para os motoristas que não cometerem infração

Os condutores que estão no registro positivo possuem usufruir de benefícios fiscais ou tarifários. O texto da medida não dá mais detalhes sobre as vantagens oferecidas aos motoristas. No entanto, a norma reforça que os benefícios serão garantidos na legislação específica, que será criada e desenvolvida por governos estaduais, do Distrito Federal e de municípios. 

As vantagens previstas para os motoristas que não cometerem infração dentro do prazo estipulado, de acordo com o  secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados no ano passado, são: 

  • Desconto em tributos;
  • Redução de valores em pedágios;
  • Descontos nos valores de locação e seguro de veículos;
  • Dentre outros benefícios.

O motorista perde o direito ao ter o benefício quando for registrado infração de trânsito contra ele, nos casos em que a habilitação estiver cansada ou vencida há  mais de 30 dias, como no cumprimento de pena na justiça. 

Veja quando o benefício começa valer 

Sob as medidas anunciadas na segunda-feira, o RNPC com mandato federal estará em vigor por até seis meses. Além disso, a adesão ao programa será voluntária e os motoristas devem autorizar previamente. 

Para isso, o interessado deverá fornecer o nome completo e o CPF. Ele poderá fazê-lo por meio de um aplicativo ou plataforma eletrônica regulamentada pela UE. De acordo com os regulamentos, é direito de todos os cidadãos consultar o RNPC.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.