MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

São Paulo: preços de repelentes disparam em meio ao aumento dos casos de dengue

Pesquisa comparou os preços de 11 itens em cinco sites de drogarias, farmácias e supermercados. Em menos de dois meses, o Brasil já registrou 653.656 casos prováveis de dengue

Brasil já registrou 653.656 casos prováveis de dengue em menos de dois meses
Brasil já registrou 653.656 casos prováveis de dengue em menos de dois meses - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/02/2024, às 22h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um levantamento realizado pela Fundação Procon-SP revelou um aumento significativo nos preços de repelentes contra insetos, com uma média de 15,78% de aumento entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

A pesquisa comparou os preços de 11 itens em cinco sites de drogarias, farmácias e supermercados, encontrando diferenças que chegaram a 84,19% para um mesmo produto em estabelecimentos diferentes. Enquanto isso, no mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-SP) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) teve uma variação de apenas 0,84%.

A disparada nos preços dos repelentes ocorre em um momento crítico de aumento de casos de dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de transmissão da zika e da chikungunya.

Brasil já registrou 653.656 casos prováveis de dengue em menos de dois meses

"A grande discrepância nos preços entre os estabelecimentos destaca a importância de os consumidores realizarem uma pesquisa detalhada antes de comprar esses produtos, especialmente em um período de alta demanda, considerando que não há tabelamento de preços no país", enfatizou o Procon-SP em comunicado.

Conforme o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, desde 1º de janeiro, 113 pessoas morreram em todo o país devido à dengue, com 438 casos ainda em investigação para a doença. Os números alarmantes mostram que, em menos de dois meses, o Brasil já registrou 653.656 casos prováveis de dengue, resultando em um coeficiente de incidência de 321,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

O aumento dos preços dos repelentes, juntamente com a persistência dos surtos de dengue, ressalta a importância da conscientização pública sobre a prevenção dessas doenças transmitidas por mosquitos.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.