O saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser requisitado sem sair de casa, pois é aceito pedido online, via aplicativo de celular. Saiba como
Trabalhadores residentes em 36 municípios, de três estados brasileiros, podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), segundo divulgou a Caixa Econômica Federal. A liberação ocorreu após fortes chuvas atingirem as cidades e provocarem prejuízos aos moradores.
Não há a necessidade de comparecer a uma agência do banco, pois o pedido do saque pode ser feito por meio do Aplicativo FGTS. É importante ficar de olho na data limite para fazer o requerimento, que é de até 90 dias após o governo local decretar estado de calamidade ou emergência.
Tem direito ao resgate da quantia quem possui saldo na conta do FGTS e não realizou saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. Todo trabalhar com carteira assinada tem FGTS.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
LEIA TAMBÉM
+Isenção do Imposto de Renda: quem ganha até ESTE valor será beneficiado
Confira abaixo a relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação:
Alagoas (AL)
Rio Grande do Sul (RS)
Santa Catarina
+Proposta de aumento real do salário mínimo recebe aval da Câmara e vai ao Senado
O aplicativo FGTS está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com celulares com os sistemas operacionais Android e IOS. Após baixar o app e inserir as informações de cadastro, basta ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade.
Na sequência, é preciso encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante esteja em nome do cônjuge ou companheiro (a), deve-se anexar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
Depois, é só selecionar a opção de onde deseja receber a quantia, se a Caixa deve creditar o valor na conta CAIXA, que pode ser a Poupança Digital CAIXA Tem, a mesma na qual o Bolsa Família é depositado, ou indicar outro banco e enviar a solicitação.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com o banco estatal pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.