MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Senadores pedem sessões para debater privatização da Eletrobras

Senadores alertam sobre a necessidade de discutir MP da privatização da Eletrobras antes dela entrar em votação no plenário, como aconteceu na Câmara dos Deputados

Rede de Transmissão da Eletrobras
Rede de Transmissão da Eletrobras - Agência Brasil

Redação
Publicado em 27/05/2021, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O senador Paulo Rocha (PT-PA), apoiado por outros senadores, apresentou um requerimento para a realização de uma sessão especial de debates para discutir a MP 1.031/2021 (Medida Provisória), que trata da privatização da Eletrobras. A MP foi aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada.

Entre os pontos questionados pelos senadores está o aumento das tarifas de energia com a possível privatização e o perda do controle, do Brasil, de ativos estratégicos para sua soberania. A estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia responde por mais de 30% da energia gerada no país.

A Eletrobras, de capital aberto, tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas, sendo 48 hidrelétricas, duas termonucleares e dezenas de outras fontes, como gás natural, eólicas ou a carvão e óleo. A Eletrebras tem também mais de 58 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que corresponde a 57% do total nacional.

De acordo com o requerimento, além de outros convidados, a sessão terá representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Também serão convidados representantes dos prefeitos, dos consumidores, da indústria e de entidades ambientalistas.

Durante a sessão remota de ontem (26), o senador Jean Paul Prates (PT-RN) cobrou a votação do requerimento. Segundo o senador, é importante debater a MP. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que o pedido da sessão de debates será votada em uma das próximas sessões.

*trechos com reprodução Agência Senado

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.