Informação do fim da greve dos servidores do Banco Central foi confirmada pelo sindicato a um jornal; categoria estava em paralisação desde 1º de abril
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/07/2022, às 14h41
Os servidores do Banco Central deram fim a uma das greves mais longas da história recente, em assembleia na manhã desta terça-feira (5), segundo informação do Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal) publicada no jornal o Estadão. Saiba mais.
Uma fonte ouvida pelo jornal disse que a mobilização da categoria deve continuar, com atos, além da categoria dar início a uma operação-padrão, que consiste na lentidão dos projetos internos.
+++ Indicador de emprego chega ao maior nível desde o final de 2021; confira
A paralisação do BC teve início no dia 1º de abril e é considerada como uma das mais longas da história recente. A principal reivindicação da categoria trata-se da recomposição salarial de 27%, para conter as perdas com a inflação e a reestruturação de carreira.
LEIA TAMBÉM
A categoria tentou acordo com o governo, mas não houve sucesso, o Planalto negou o reajuste ao funcionalismo público neste ano e os servidores passaram a focar na reestruturação de carreira.
O governo federal confirmou que os servidores não terão reajuste salarial este ano, informação que o presidente da autoridade financeira, Roberto Campos Neto, já havia antecipado para a categoria durante reunião com os sindicatos no início de junho.
Foi enviada uma minuta de proposta ao Ministério da Economia, que inclui a criação de um bônus de produtividade, bem como requisitos de ensino superior para o concurso da instituição, entre outras coisas, mas ainda não andou na pasta. O tempo de inatividade do servidor afeta as atividades e serviços do BC, como divulgações regulares importantes para monitorar as condições econômicas.
A movimentação dos servidores do BC comprometeu os serviços e divulgações da agência. O Comitê de Política Monetária (Copom) de junho foi convocado após a agência não ter divulgado anteriormente as expectativas do mercado em boletim de foco, que tem variáveis importantes para o modelo de inflação da academia.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.