MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Indicador de emprego chega ao maior nível desde o final de 2021; confira

Melhora no emprego é reflexo da recuperação econômica das empresas com maior controle da pandemia de covid-19

Carteira de trabalho
Carteira de trabalho - Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/07/2022, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Iaemp (Indicador Antecedente de Emprego) é uma variável produzida pelo FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) que antecipa os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil. O indicador utiliza dados das Sondagens Empresariais e do Consumidor para avaliar o cenário do emprego.

Com isso, o trabalhador tem uma noção do comportamento do atual mercado de trabalho. O último Iaemp, da passagem de maio para junho, subiu um ponto e alcançou 81,9 pontos, o maior nível desde novembro do ano passado (83 pontos). Em médias móveis trimestrais, o Iaemp avançou 2,3 pontos e atingiu 80,8 pontos.

+Produção industrial cresce, mas ainda não consegue repor perdas do início do ano

O economista do FGV-Ibre, Rodolpho Tobler, destaca que o indicador subiu pelo terceiro mês consecutivo, o que revela o momento favorável do mercado de trabalho no primeiro semestre de 2022. 

Vale lembrar que pela primeira vez em mais de sete anos, a taxa de desemprego voltou para o patamar abaixo de dois dígitos. Tanto o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) quanto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram uma taxa de desemprego de 9,4% e 9,8%, respectivamente. 

O aquecimento da atividade econômica aliado ao maior controle da pandemia favoreceram a criação de vagas nesse período, mas a desaceleração da taxa de crescimento do indicador e o patamar ainda baixo sinalizam cautela para os próximos meses'', avaliou Tobler. 

+MEI pode perder benefício bancário em breve; saiba qual

Apesar dos resultados atuais, Tobler alerta que os próximos dados devem apresentar uma oscilação nos dados diante da incerteza do ambiente macroeconômico. 

*com informações do FGV-Ibre

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.