MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sistema Pix do Banco Central vai receber prêmio internacional por inovação financeira

Com 153,4 milhões de usuários e um número crescente de transações diárias, o Pix tem se destacado como uma solução inovadora. Saiba detalhes do prêmio

Banco Central já foi reconhecido anteriormente por suas inovações
Banco Central já foi reconhecido anteriormente por suas inovações - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/10/2023, às 21h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O sistema Pix, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, receberá o prêmio Bravo Beacon of Innovation do Council of the Americas (COA) em reconhecimento ao seu sucesso e inovação no setor financeiro. Com 153,4 milhões de usuários e um número crescente de transações diárias, o Pix tem se destacado como uma solução inovadora de transferências instantâneas.

O COA, uma organização internacional que representa diversos setores, incluindo instituições financeiras, serviços de consultoria, tecnologia, mídia e muito mais, premia iniciativas de excelência e liderança nos negócios e na política no mundo ocidental. O prêmio será entregue ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em uma cerimônia que acontecerá em Miami, nos Estados Unidos, no próximo dia 20.

O COA ressaltou que o Pix foi uma iniciativa pioneira que se tornou um modelo de sucesso em inclusão financeira e bancarização. Além disso, destacou que outros Bancos Centrais em todo o mundo estão buscando reproduzir sistemas de transferências instantâneas semelhantes, operando 24 horas por dia.

+++ Saiba como abrir conta Gov.br para negociar dívidas no Desenrola Brasil

Banco Central já foi reconhecido anteriormente por suas inovações

O sistema Pix, lançado há menos de três anos, é amplamente utilizado por mais de 700 instituições financeiras e cerca de 80% dos adultos brasileiros, promovendo inclusão financeira sem precedentes no Brasil. Ele desempenha um papel fundamental na transformação dos serviços financeiros no país, liderando os pagamentos no varejo e reduzindo os desafios e custos associados às transferências de dinheiro.

Além do prêmio do COA, o Banco Central já foi reconhecido anteriormente por suas inovações, tendo sido considerado o órgão mais inovador do Brasil em 2023 no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com foco no Cidadão e conquistando o primeiro lugar na categoria Ministério e Órgãos Federais.

O sistema Pix também continua a quebrar recordes de transações, com 650,7 milhões de chaves registradas e um novo recorde de 163 milhões de transações em um único dia, superando sua marca anterior de 160 milhões.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.