MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sisu 2024: ÚLTIMOS DIAS para garantir sua vaga no ensino superior

Inscrições para o Sisu 2024 terminam nesta quinta-feira (25); Até a noite de ontem, 1.060.386 pessoas se inscreveram, ocupando 2.008.580 classificações

Estudante
Estudante - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/01/2024, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) terminam nesta quinta-feira (25). Os estudantes que ainda não se inscreveram devem fazer isso quanto antes para conferir a nota de corte parcial, o qual é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas, para cada opção de curso.

A nota de corte oscila conforme há novas inscrições, portanto, é importante conferir a classificação com frequência. Os candidatos também podem mudar as opções de curso durante essa etapa. Faça a inscrição por meio deste link

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Até a noite de ontem, 1.060.386 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.008.580 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O resultado final do Sisu 2024 deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. 

Nessa data, também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

+ Empresas terão que pagar o dobro ao consumidor se não cumprirem oferta

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do MEC (Ministério da Educação) que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. O processo seletivo é feito duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido nota maior do que zero na redação. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição. A seleção é feita com base na nota do Enem, considerando a média das provas e a modalidade de concorrência escolhida.

As vagas do Sisu são distribuídas conforme determina a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, as instituições podem adotar políticas e ações afirmativas para atender a outros grupos, como estudantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda.

O resultado do Sisu é divulgado em duas chamadas, com datas definidas pelo MEC. Os candidatos selecionados na primeira chamada devem realizar a matrícula na instituição de ensino escolhida. Os candidatos não selecionados podem manifestar interesse na lista de espera, que é divulgada após a segunda chamada.

O Sisu é um importante instrumento para democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil. O sistema permite que estudantes de todo o país, independentemente da sua condição socioeconômica, tenham a oportunidade de ingressar em uma universidade pública.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.