MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Site falso tenta aplicar golpe em usuários de sistema de valores a receber. Saiba como se proteger

Página se apresentava como “Registrato”, sistema do BC, para aplicar golpes em usuários do novo Sistema de Valores a Receber; Saiba como evitar golpe

Site falso tenta aplicar golpes em usuários de sistema de valores a receber
Site falso tenta aplicar golpes em usuários de sistema de valores a receber - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 15/02/2022, às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a grande procura por dinheiro esquecido no banco, tem aumentado a ação de golpistas. É que um site falso está usando o nome do sistema do Banco Central, o “Registrato”,  para aplicar golpe em usuários do Sistema de Valores a Receber. O registrato era o nome usado pelo BC em janeiro para dar acesso a valores esquecidos em contas. 

A página identificada pela empresa de segurança digital PSafe se apresenta como “Registrato”, sistema do BC usado em janeiro que permitia que qualquer cidadão pudesse ter acesso a um extrato de uma pessoa com instituições financeiras para verificar se tem dinheiro esquecido em contas antigas e foi tirado do ár após um grande número de acessos ter derrubado o site da autoridade financeira. O novo site se chama Sistema Valores a Receber.

+ Sistema de valores a receber: BC informará viúvos e órfãos sobre saque de valores esquecidos

Saiba como se proteger de site falso que tenta aplicar golpes em usuários 

De acordo com a PSafe, o site falso ainda continuava no ar nesta terça-feira (15), também foram identificados mais três sites falsos com o mesmo nome, mas já estavam indisponíveis ontem. 

Site falso tenta aplicar golpes em usuários de sistema de valores a receber
Site falso tenta aplicar golpes em usuários de sistema de valores a receber - Foto: Reprodução

Para se proteger, o usuário também precisa estar atento a links suspeitos e mensagens que prometem facilidades. O BC não envia links, nem entra em contato com o cidadão para tratar de valores a receber, nem para confirmar dados pessoais por WhatsApp, Telegram, SMS ou outras redes. 

Para ter acesso ao novo Sistema de Valores a Receber, único site válido para consulta ao dinheiro esquecido no banco é o valoresareceber.bcb.gov.br. Os resgates só podem acontecer a partir de março e tem que ser agendado, dependendo da data de nascimento do cliente do banco. Confira calendário:  

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)Período de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3

Fonte: Banco Central 

Evite golpes, confira como consultar o sistema do BC

Para consultar se há um dinheiro esquecido, basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. A nova plataforma foi criada diante do acúmulo de acessos ao site do Banco Central, que causou problemas no servidor. 

Para ter acesso ao sistema exclusivo, confira veja o passo a passo:

  • Usar o CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  • Caso tenha valores a receber, anotar bem a data que o sistema informar;
  • Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (disponível para Android e iOS). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
  • Volte no site na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
  • Se você perder sua data de resgate, venha aqui em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Como agia o site falso que se passava por sistema do BC? Entenda 

O endereço eletrônico mostrava um formulário onde solicitava nome, data de nascimento e CPF do usuário para avançar na suposta consulta a dinheiro esquecido no banco. No caso da página oficial do BC, ela solicita apenas o CPF ou CNPJ e a data de nascimento para consulta.  

O site prometia que o dinheiro seria enviado por PIX, mas a vítima deveria compartilhar o link com contatos do WhatsApp para concluir o procedimento. Assim, os golpistas poderiam ampliar a prática criminosa para mais pessoas. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.