Durante a primeira fase, cerca de 79 mil pessoas conseguiram verificar se têm dinheiro esquecido em algum banco, que somou um resgate de R$ 900 mil
O novo Sistema de Valores a Receber do Banco Central, que permite o acesso ao extrato bancário em diversas instituições financeiras para saber se tem algum dinheiro "esquecido", já está disponível a partir de hoje (14). O Banco Central, Bacen ou BC, informa que há um prazo de três semanas para pedir a transferência dos valores, que só podem ser agendados em março.
Na primeira etapa, logo nas primeiras horas, o BC registrou cerca de 79 mil pessoas e empresas com acesso ao Sistema de Valores a Receber, conseguindo fazer a consulta e concluindo os 8,5 mil pedidos de resgate, o que soma um montante de R$ 900 mil reais.
Para consultar se há um dinheiro esquecido, basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. A nova plataforma foi criada diante do acúmulo de acessos ao site do Banco Central, que causou problemas no servidor.
Para ter acesso ao sistema exclusivo, confira veja o passo a passo:
LEIA TAMBÉM
Para evitar fraudes, o Banco Central informa que o único site disponível é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.
A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.
Por fim, o BC esclarece que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. O usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nesse sentido configura golpe.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.