MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Teve o pagamento do Bolsa Família bloqueado em julho? Saiba o que fazer

Famílias unipessoais tiveram parcela do Bolsa Família bloqueado em julho, procedimento faz parte da averiguação cadastral; Saiba como reverter

Uma mulher segura o cartão do Bolsa Família
Uma mulher segura o cartão do Bolsa Família - Divulgação Ministério do Desenvolvimento
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/07/2023, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A rodada de pagamento do Bolsa Família referente ao mês de julho iniciou, e durante a consulta, diversas famílias unipessoais notaram que suas parcelas foram bloqueadas. Esse procedimento faz parte da averiguação cadastral unipessoal que se iniciou em março.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem plano de revisar mais de 8,2 milhões de cadastros unipessoais do Cadastro Único até o final de 2023, sendo aproximadamente 5 milhões desses beneficiários do Bolsa Família.

A maioria desses cadastros está sob investigação devido a suspeitas de recebimento irregular do benefício, ou seja, famílias inscritas como unipessoais, mas que, na verdade, vivem com outros beneficiários.

O primeiro grupo convocado para atualizar as informações do Cadúnico foi composto pelos inscritos que ingressaram no programa entre agosto e dezembro de 2022, época em que ainda se denominava Auxílio Brasil.

Esse grupo, que abrange quase 1,2 milhão de inscritos, teve o Bolsa Família bloqueado em abril e recebeu um prazo de dois meses - até 16 de junho - para atualizar os dados e reverter o bloqueio do benefício.

+ Austrália vence Irlanda na Copa do Mundo Feminina; saiba quando o Brasil estreia

Bolsa Família bloqueado?

Segundo a nova instrução normativa referente à qualificação cadastral, as famílias convocadas para atualizar as informações do Cadastro Único estarão sujeitas a um bloqueio do benefício por um período mínimo de três meses antes do cancelamento, caso não ocorra a regularização do cadastro.

Entretanto, caso o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) identifique durante o processo que o cadastro unipessoal foi realizado de maneira inadequada, ou seja, se a pessoa reside com outros membros da família, o benefício será cancelado imediatamente.

Veja como desbloquear benefício

A família convocada para a verificação cadastral receberá um prazo para realizar a atualização do cadastro no Cadastro Único. Para isso, basta agendar um atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e comparecer dentro do período indicado.

No caso de ter perdido o prazo para a atualização e o Bolsa Família tenha sido cancelado, a família terá a oportunidade de retornar ao programa por meio do processo de reversão de cancelamento. Essa ação deve ser realizada em até 180 dias a partir da data de cancelamento, mediante o cumprimento de determinadas condições.

Cronograma de bloqueio 

Assim como detalhou o documento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a família continuará com o benefício bloqueado durante um período de três meses. Durante esse tempo, o beneficiário terá a oportunidade de atualizar as informações dos membros da família antes de ter o Bolsa Família cancelado.

Recentemente, o cronograma foi revisado em decorrência da implementação do novo Bolsa Família em junho. Essa atualização estabelece um prazo mais curto para o Público 2, cujo benefício será bloqueado em julho e posteriormente cancelado no mês seguinte, em agosto. Veja abaixo todas as datas: 

PúblicoBloqueioCancelamento
Público 1De Abril a Junho/2023Julho/2023
Público 2Julho/2023Agosto/2023
Público 3De Julho a Setembro/2023Outubro/2023
Público 4De Agosto a Outubro/2023Novembro/2023
Público 5De Setembro a Novembro/2023Dezembro/2023

Prazo para evitar cancelamento 

  • Público 1 - Família regularizar o cadastro até 16 de junho;
  • Público 2 - Família regularizar o cadastro até 14 de julho;
  • Público 3 - Família regularizar o cadastro até 15 de setembro;
  • Público 4 - Família regularizar o cadastro até 13 de outubro;
  • Público 5 - Família regularizar o cadastro até 10 de novembro.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.