MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Título Net: site do TSE bate recorde de atendimentos em um único dia; saiba mais

Site Título Net do TSE registrou 381 mil solicitações nesta segunda (2); número representa 15% a mais do recorde anterior alcançado nas eleições de 2020

Título Net: site do TSE bate recorde de atendimentos em um único dia
Título Net: site do TSE bate recorde de atendimentos em um único dia - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/05/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O site Título Net para emitir, atualizar e regularizar o título de eleitor bateu recorde de atendimentos em um único dia. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que na segunda-feira (2) foram registradas mais de 381 mil solicitações, o que representa 15% a mais do que o recorde anterior alcançado em 2020, antes do fechamento do cadastro eleitoral. 

Nos últimos dias do prazo para a regularização do título de eleitor, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou fora do ar temporariamente na tarde desta segunda-feira (2) em alguns momentos. De acordo com a Corte eleitoral, o grande número de acessos ao sistema do e-título causou o problema.

A instabilidade no site do TSE foi registrada a dois dias para o prazo final para a regularização e emissão do título de eleitor. Em nota, a Corte informou que "as áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados".

Título Net: maior recorde é registrado desde o fechamento das eleições de 2020

O prazo final para emissão ou alteração do título de eleitor segue até esta quarta-feira (4), de acordo com a regra prevista na Lei nº 9.504/97, que determina a suspensão dos alistamentos e transferências nos 150 dias que antecedem o pleito. 

Segundo o TSE, além das 381 mil solicitações, o sistema também registrou mais de 303 requerimentos de alistamento eleitorais  (RAEs), serviço para quem solicita o título, que é feito pelo sistema Elo da Justiça Eleitoral. Ao todo, a Corte divulgou mais de 685 mil atendimentos no mesmo dia. 

Saiba como emitir online o título de eleitor 

Por conta do distanciamento social e a preservação da saúde dos eleitores e servidores — ainda estamos vivendo a pandemia da Covid-19, a Justiça eleitoral ampliou o serviço do Título Net e agora o usuário pode solicitar a primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais. 

No caso daqueles que irão solicitar o título pela primeira vez, é necessário acessar o Título Net. Logo após, escolha o estado em que você mora e clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela.

Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral. Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site. Para realizar todo o procedimento da maneira 100% digital, o cidadão precisa acessar o sistema aqui! Preparar toda a documentação que será anexada ao requerimento, veja lista:

  • Foto selfie com documento de identidade 
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

No caso das imagens, elas não podem ultrapassar o tamanho máximo de 10MB, sendo permitido os formatos: PNG, PDF e JPG.  

Ao avançar no procedimento, inicialmente selecionando o domicílio eleitoral, no campo “Título de Eleitor”, basta informar a opção “NÃO TENHO”, no caso daqueles que não possuem o título de eleitor. No formulário, você deve informar ao menos um telefone para contato, o requerimento será concluído após a análise das informações prestadas. Você pode acompanhar o seu requerimento aqui

Para os eleitores que precisam mudar o domicílio eleitoral ou realizar mudança no cadastro eleitoral, eles precisam conferir a situação eleitoral no site da Justiça Eleitoral. Logo após, é só seguir os mesmos passos descritos acima para quem vai solicitar o título de eleitor pela primeira vez. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.