MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Turismo tem alta no faturamento em janeiro, mas segue abaixo do período pré-pandemia

FecomercioSP divulgou pesquisa que aponta crescimento no faturamento do setor de turismo em janeiro de 2022; alta segue abaixo do período pré-pandemia

Turismo tem alta no faturamento em janeiro, mas segue abaixo do período pré-pandemia
Turismo tem alta no faturamento em janeiro, mas segue abaixo do período pré-pandemia - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/03/2022, às 21h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O setor do turismo teve alta no faturamento em janeiro, o que representou 22% a mais e valores em torno de R$ 15,3 bilhões em janeiro de 2022. O resultado foi mais do que o apresentado no mesmo mês em 2021, mas representa ganho inferior ao ser comparado ao período pré-pandemia, ao obter 19,2% inferior. 

A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que apresentou os dados para o setor, foi divulgada nesta terça-feira (22). 

Em nota explicativa, a entidade pontua o que motivou o crescimento do turismo, embora “tenha sido prejudicado pela variante Ômicron, a movimentação de turistas em razão do período tradicional de férias escolares ajudou a impulsionar o resultado do mês, além da base fragilizada de comparação”.

Aviação influenciou no resultado positivo 

O levantamento realizado pela FecomercioSP ainda diz que o resultado de janeiro foi influenciado principalmente pela aviação, que cresceu 60,6% no primeiro mês do ano, no contraponto anual. Contudo, o faturamento do setor aéreo foi 13,6% inferior ao patamar pré-pandemia.

Também registraram alta no faturamento o grupo de serviços de alojamento e alimentação ao chegar a ter o maior crescimento em janeiro, o que representa alta de 14,7% na comparação anual, embora ainda abaixo de 19,2% do nível de faturamento no período pré-pandemia. Já as atividades culturais, recreativas e esportivas registraram crescimento anual de 10,4%, mas queda de 21,6% em relação a janeiro de 2020.

Reajuste do preço das passagens aéreas 

Mesmo o crescimento no setor de turismo ao ser  influenciado pela aviação, como aponta a FecomercioSP, o preço das passagens aumentaram por conta do conflito da Rússia X Ucrânia, no Leste Europeu, o que pode resultar numa baixa procura pelo serviço nos próximos. 

As companhias Gol, Latam e Azul devem aumentar os preços das passagens aéreas ainda no mês de março. O reajuste está diretamente relacionado à alta do barril do petróleo, que está em alta por conta da guerra na Ucrânia. 

No último dia 14 de março, a Gol informou que iria se pronunciar sobre o caso apenas depois da divulgação de seus resultados referente ao quarto trimestre de 2021. A empresa aérea destaca que deve seguir a orientação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). A Abear divulgou um relatório informando que a alta dos do petróleo pode afetar a recuperação do setor de aviação e inviabilizar as rotas regionais.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.